Atlas Copco: vapor - caldeiras de vapor de 1,3 a 16 toneladas/hora
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Novos patins deslizantes económicos drylin que garantem movimentos rápidos e isentos de lubrificação

Maior eficiência na produção com os patins deslizantes de baixo peso em polímero iglidur da igus

23/11/2021

A igus, especialista em motion plastics, mostra o que os plásticos podem fazer, com o seu primeiro patim deslizante drylin W, feito inteiramente de tribopolímero. Os patins deslizantes foram desenvolvidos especificamente para movimentos lineares. Com apenas dez gramas, são rápidos de instalar, amortecedores de vibrações, isentos de lubrificação e ideais para aplicações de transporte. O facto de serem injetados torna-os muito económicos. O desenho otimizado para injeção também reduz o seu peso, diminuindo a energia necessária para movimentar o sistema linear.

foto

Com elevada duração de vida, leves e de baixo custo: os novos patins lineares drylin W da igus. São inteiramente feitos em polímero iglidur, pelo que podem ser fabricados de forma rápida, simples e económica por injeção. O elemento deslizante e o alojamento são combinados num único componente que simplifica a peça, desde o armazenamento até à montagem. Os patins em polímero iglidur pesam até 84% menos do que os patins clássicos com os seus alojamentos metálicos. Há assim menos massa para mover, pelo que a força, a potência do motor e o consumo de energia diminuem.

Os patins, com apenas dez gramas no tamanho 10, têm várias vantagens para quem tem menos experiência com estas guias lineares e para quem precisa de uma guia linear simples para aplicações, tais como dispositivos de ajuste de mesas, câmaras, sensores ou monitores. Os patins são feitos de iglidur JB, um polímero de elevada performance tribologicamente otimizado, pelo que não necessita de lubrificação ou manutenção e é durável e resistente ao pó e à sujidade.

O material preto é notável pelo seu coeficiente de atrito extremamente baixo em funcionamento a seco e reduzido efeito stick-slip. Os patins em polímero podem suportar cargas até 25 N com facilidade, como mostram os testes realizados no nosso laboratório interno de 3.800 metros quadrados em Colónia. São também resistentes ao impacto e robustos, mantendo-se elásticos e amortecedores para que possam absorver e dissipar vibrações.

Sistema ‘econ’ económico com um design elegante

Os novos patins podem ser instalados facilmente em quaisquer guias simples ou duplas drylin W. Se estiver à procura de uma guia linear económica, as guias em alumínio anodizado claro WS-CA da igus são uma boa escolha. A combinação dos dois materiais – alumínio prateado e preto – permite uma solução completa com um design simples e elegante.

Jaba: tradução 4.0

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial