Atlas Copco: vapor - caldeiras de vapor de 1,3 a 16 toneladas/hora
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
A calha articulada telescópica triflex TRX da igus economiza espaço nos robôs e garante um comprimento de retração até 40 por cento

Novo sistema de calhas articuladas triflex TRX revoluciona o movimento 3D dos robôs

04/10/2021

Para garantir que os cabos nos robots industriais possam ser guiados em movimento com segurança, facilidade e de forma compacta, a igus desenvolveu a calha articulada triflex TRX quadridimensional. O novo projeto tem a intenção de substituir os clássicos pacotes de cabos e mangueiras e os sistemas de retração para robôs. A característica especial: o comprimento de retração de 40% garantido é por um mecanismo telescópico único no interior da calha articulada. Isto permite economizar espaço no terceiro eixo dos robôs, reduzir até 83% no peso e no custo elevado de um sistema de retração.

foto

As calhas articuladas tridimensionais triflex R da igus são muito utilizadas na indústria para o guiamento seguro de cabos e mangueiras em robôs. Os sistemas de retração têm sido utilizados até agora no terceiro eixo para garantir que nenhuma laçada seja criada durante o movimento do sistema de calha articulada que possa atingir o robô. “Contudo, os eixos dos robots oferecem cada vez menos espaço disponível, pelo que foi necessária uma nova solução”, afirma Jörg Ottersbach, diretor da Unidade de Negócio de Calhas Articuladas da igus GmbH.

O sistema triflex TRX foi desenvolvido com base na calha articulada triflex R. Esta é uma calha articulada quadridimensional na qual o sistema de retração já está integrado. "Com a TRX, criámos uma calha articulada permite uma maior poupança de espaço e pode ser fixada diretamente e de forma compacta sobre o terceiro eixo. O sistema de fornecimento de energia torce-se, alonga e encurta em espiral como numa antena telescópica, até 40 por cento”, diz Ottersbach. Para este efeito, a igus conta com uma ligação em espiral num único mecanismo, e um elemento de retorno integrado. Este elemento faz com que os elos da calha articulada regressem ao ponto inicial repetidas vezes, permitindo também o ajuste da força de retração.

Os cabos elétricos são colocados na calha articulada em forma de espiral e são guiados com segurança no movimento com a ajuda da calha articulada. Além disso, os cabos e mangueiras são colocados no meio da TRX para que não saiam da sua posição quando a calha é puxada.

Redução do peso até 83 por cento

Comparativamente a outros sistemas de retração, este tem até menos 83 por cento de peso e requer menos de metade do espaço. Desta forma, o desempenho dos robôs pode ser melhorado, e os custos são significativamente reduzidos, dispensando sistemas de retração adicionais. A TRX pode ser facilmente ligada às calhas articuladas triflex R já existentes da série TRE. Tal como acontece com a triflex R, os cabos elétricos podem ser rapidamente colocados na calha articulada a partir do exterior. A igus apresentou a nova TRX no dia 5 de Maio de 2021 na sua feira virtual.

Para ver o sistema TRX em funcionamento clique no link: https://www.igus.pt/info/triflex-r-trx

DMG Mori M1: é tudo sobre 'projectado para o seu lucro'Jaba: tradução 4.0

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial