Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Renishaw apresenta em Milão o que há de novo no campo da medição

01/10/2021

Durante a crise pandémica, a Renishaw continuou a trabalhar na atualização e inovação dos seus sistemas de medição industrial e apresenta-os agora na feira EMO Milano 2021.

Atualização de hardware e software para os sistemas de medição Equator

A Renishaw aperfeiçoou o hardware e software dos sistemas de medição Equador, no mercado há mais de dez anos. As recentes melhorias introduzidas traduzem-se em benefícios como a possibilidade de carregar a informação de compensação obtida pelo IPC - o software de controlo inteligente de processos – diretamente na plataforma de dados de fabrico Renishaw Central.

A plataforma Renishaw Central fornece um método uniforme de ligação dos dispositivos de medição e fabrico da Renishaw, incluindo o sistema de calibração Equador, para facilitar o acesso dos sistemas e processos de fabrico estabelecidos aos dados dos dispositivos Renishaw. Ao ligar vários Equador à Renishaw Central, os fabricantes podem identificar as fontes de variação do processo. Além disso, o controlador do Equator corre agora na plataforma Windows 10, o que permite atualizações regulares com as últimas versões de segurança do Windows. Esta característica é especialmente importante para máquinas ligadas a uma rede de fabrico inteligente.

Ao ligar vários sistemas Equador à Renishaw Central, os fabricantes podem identificar fontes de variação de processos
Ao ligar vários sistemas Equador à Renishaw Central, os fabricantes podem identificar fontes de variação de processos.

Aplicações de medição na gama de fixações modulares

A Renishaw dispõe de uma gama de componentes de fixação modular para fixar, de forma segura, peças em máquinas de medição por coordenadas (MMC), calibradores Equator e sistemas de visão Renishaw. Hoje em dia, a fixação flexível é mais valiosa do que nunca e a gama de fixação modular da Renishaw foi concebida para proporcionar flexibilidade de trabalho. Além disso, os componentes podem ser configurados e reconfigurados para fixar a última iteração de uma peça de trabalho.

O software CAD FixtureBuilder 3D da Renishaw permite desenhar e documentar as fixações modulares utilizadas pelos equipamentos Renishaw. Uma vez concebida a fixação, o software pode gerar instruções de montagem para que o operador possa facilmente reproduzir o desenho com precisão. O software também permite exportar um modelo para utilização no software de programação de medição.

A empresa oferece ainda a possibilidade de desenhar uma fixação modular para uma MMC, um sistema Equator ou uma aplicação de visão artificial, à medida das necessidades do cliente.

Imagen

Nova geração de sistema de inspeção de transmissão rádio

A Renishaw está também a apresentar o seu mais recente sistema de transmissão rádio para máquinas-ferramentas. Um sistema de geração avançada que ajudará a transformar o desempenho de produção das oficinas mecânicas em várias indústrias. O novo sistema compreende uma interface rádio RMI-QE ultracompacta com protocolo de comunicação atualizado e importantes melhorias em toda a gama de sondas de transmissão rádio. Destaque para o aumento da duração da bateria, configuração mais fácil e diagnóstico remoto de todas as sondas de rádio.

Instalada no ambiente de maquinagem, a interface RMI-QE tem um protocolo de comunicação à prova de futuro para apoiar a nova geração de sensores e dispositivos inteligentes da Renishaw.

As atualizações do sistema eletrónico e transmissão rádio da sonda proporcionam um aumento da duração da bateria até 400% o que, combinado com a interface RMI-QE, oferece uma duração de bateria de até 5 anos, sob utilização normal.

Interface de transmissão rádio RMI-QE
Interface de transmissão rádio RMI-QE.

Nova sonda ultrassónica RUP1 para sistema de medição de 5 eixos Revo

Outra novidade é a sonda de medição de espessura por ultrassons RUP1, que aumenta a capacidade multi-sensor do sistema de 5 eixos Revo. Com este lançamento, a Renishaw aumenta para seis as suas séries de sensores de sonda. As sondas do sistema Revo são automaticamente intercambiáveis e incluem sondas de exploração táctil, disparo por contacto, acabamento superficial, ultrassons, luz estruturada sem contacto e sondas de visão.

A utilização de ultrassons para a medição da espessura de peças oferece vantagens claras em relação às técnicas tradicionais de inspeção táctil, onde o acesso à parte interna das peças é muito difícil, como acontece, por exemplo, em peças de trens de aterragem de aviões ou nas pás ocas para os setores aeroespacial e energético.

Na EMO, os visitantes do stand da Renishaw podem ver o novo PUP1 em ação
Na EMO, os visitantes do stand da Renishaw podem ver o novo PUP1 em ação.

Metrologia avançada com os novos encoders lineares blindados FORTiS

A inovadora gama de encoders óticos blindados FORTiS foi concebida para os ambientes mais severos, mas também pode ser utilizada em aplicações de segurança funcional até SiL2 e PLd. Permite aos construtores de máquinas-ferramentas melhorar o desempenho e aumentar o tempo de funcionamento, bem como aumentar a eficiência de montagem, manutenção e serviço.

A gama FORTiS apresenta alta resistência à entrada de líquidos, limalhas sólidas e outros contaminantes graças à sua caixa extrudida com vedações fixadas longitudinalmente e tampas seladas nas extremidades. O corpo do cabeçote de leitura é unido a uma unidade ótica selada por juntas DuraSeal, que se desloca ao longo do encoder, deslizando sobre as juntas. O movimento do eixo linear faz com que o cabeçote de leitura e a ótica atravessem a escala absoluta do encoder (fixado no interior do invólucro), sem contacto mecânico.

Os clientes podem escolher dois perfis de extrusão diferentes de acordo com os seus requisitos de espaço: FORTiS-S tamanho padrão, disponível em comprimentos de 140 a 3040 mm, fixado diretamente a uma superfície maquinada através dos furos de dobragem da caixa de extrusão; ou FORTiS-N, com comprimentos de medição de 70 a 2040 mm, secção transversal mais estreita e um cabeçote de leitura mais compacto, para instalações em espaços pequenos.

Imagen

Renishaw expande a sua gama de tecnologia laser azul

Durante a EMO, a empresa apresenta ainda a segunda geração da sua sonda de ajuste de ferramentas NC4+ Azul sem contacto. O novo sistema é mais um do leque de soluções inteligentes de controlo de processos com tecnologia Renishaw comprovada, que promete ajudar a transformar o desempenho da produção em fábricas dos mais variados setores.

A sonda NC4+ Blue utiliza tecnologias de proteção ótica MicroHole e PassiveSeal para a medição rápida e fiável de ferramentas, mesmo em condições de elevada humidade.

foto

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nosnorelemExponor - Feira Internacional do Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial