Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Soldadura por arco submerso: vantagens e desvantagens

Motofil30/09/2021
A soldadura por arco submerso (SAW) foi um dos primeiros processos de soldadura a ser desenvolvido e é, ainda hoje, bastante utilizado nos diversos setores da indústria metalomecânica, como a construção naval ou energias renováveis. Assim como os outros processos, também este apresenta o seu conjunto de vantagens e desvantagens sendo, por isso, importante fazer um estudo das necessidades da empresa antes da apostar neste ou qualquer outro processo de soldadura.

A possibilidade de soldar peças metálicas teve um grande impacto no desenvolvimento da indústria, pois permitiu agilizar os tempos de produção, reduzir custos e aumentar a qualidade das peças finais. A indústria naval, por exemplo, deu um grande salto com o desenvolvimento dos processos de soldadura pois estes permitiram a criação de estruturas mais fortes e, simultaneamente, mais leves.

Um dos primeiros processos desenvolvidos foi a soldadura por arco submerso, também conhecido como Submerged Arc Welding (SAW).

Imagen

O que é a soldadura por arco submerso?

A soldadura por arco submerso é um processo de soldadura no qual é fornecido calor, através de um arco elétrico, entre um elétrodo de arame e a peça.

Tanto o elétrodo como a peça ficam cobertos por uma camada de fluxo granular que garante a proteção contra os efeitos dos gases da atmosfera. Este fluxo também funciona como um isolador térmico, armazenando uma grande concentração de calor que permite a alta penetração do cordão de soldadura na peça. O restante fluxo granular que não foi fundido é recolhido para reutilização.

Uma vez que fica coberto com esta capa protetora, o arco elétrico não é visível, o que faz com que a soldadura não lance faíscas ou respingos, ao contrário de outros processos de soldadura como a soldadura MIG/MAG ou a soldadura TIG.

Para além de ser um processo bastante utilizado na indústria naval, também pode ser utilizado noutros componentes de médio/grande porte, caldeiras, estaleiros, plataformas, entre outros.

Vantagens da soldadura por arco submerso

A soldadura por arco submerso é ideal para peças que exijam um longo cordão de soldadura em linha reta, devido às altas taxas deposições de metal. Apresenta vantagens como:

  • Alta qualidade do processo de soldadura;
  • A velocidade de deslocamento da tocha pode ser bastante alta (comparando com processos como a soldadura MIG/MAG ou TIG);
  • O fluxo granular impede que sejam visíveis arcos de soldadura e reduz o fumo do processo, o que minimiza o investimento em equipamentos de proteção e aspiração, e torna o ambiente de trabalho mais seguro;
  • Maior rentabilidade, pois não há perda de material em projeções;
  • Altas taxas de deposição o que permite a soldadura de grandes espessuras;
  • É capaz de soldar pequenas ou grandes espessuras e a grande maioria dos aços (esta vantagem torna este processo ideal para soldar tanques, tubos de grandes dimensões ou vigas);
  • O fluxo granular pode ser reutilizado em outros projetos (sendo que existe uma limitação para o número de vezes que o fluxo é reutilizado);
  • O cordão de soldadura apresenta alta resistência a impactos e boa apresentação.

Limitações/desvantagens da soldadura por arco submerso

Como todos os outros processos de soldadura, também este possui algumas limitações que devem consideradas na altura de escolher o processo de soldadura ideal para o resultado que se procura.

Algumas das limitações ou desvantagens da soldadura arco submerso são:

  • Devido à grande poça de fusão, a solda deve ser feita numa posição horizontal;
  • O processo requer mais formação dos seus operadores dada uma maior complexidade e controlo do processo;
  • Processo mais limitado (o equipamento desenvolvido é difícil adaptar a outros fins).

Será a soldadura por arco submerso ideal para o seu projeto?

Antes de optar por qualquer um dos processos de soldadura é importante analisar a complexidade e o volume de peças que vamos soldar, o tempo de que dispomos e o investimento que estamos dispostos a fazer.

Se não tiver a certeza de qual o processo ideal para o seu projeto, contacte os especialistas. A Motofil possui cerca de 30 anos de experiência no desenvolvimento de equipamentos robotizados de soldadura e dispõe de uma equipa de técnicos especializados, capaz de apresentar a solução ideal para cada desafio.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial