Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
IFR divulga estudo ‘A Mobile Revolution’ (Uma Revolução Móvel)

Os robôs móveis estão a revolucionar a indústria

22/09/2021

O mercado mundial da mobilidade robótica está em expansão. Até 2023, espera-se que as vendas unitárias de Robôs Móveis Autónomos (Autonomous Mobile Robots, ou AMRs, na sigla em inglês) em setores como a logística, por exemplo, aumentem 31% ao ano. A utilização destes robôs em ambientes públicos também deverá crescer muito rapidamente, com um aumento de vendas unitárias expectável na ordem dos 40% ao ano. Estas são as conclusões do estudo ‘A Mobile Revolution’, apresentado recentemente pela International Federation of Robotics (IFR).

Evolução do mercado da robótica autónoma móvel por aplicação

Evolução do mercado da robótica autónoma móvel por aplicação.

A mobilidade está a remodelar a robótica e isso representa uma autêntica revolução para a indústria. “Tradicionalmente, os robôs móveis têm sido utilizados em ambientes industriais para transportar peças ao longo da fábrica ou para alimentar máquinas”, diz Milton Guerry, presidente da Federação Internacional de Robótica. “Hoje em dia, os AMR também funcionam em aplicações de contacto com o público em geral. Fornecem informações a compradores, entregam encomendas em quartos de hotéis ou apoiam agentes da polícia, patrulhando áreas urbanas. O estudo ‘A Mobile Revolution’ da IFR dá uma visão geral dos principais casos de utilização de robôs móveis e dos seus impactos mais significativos”.

Breve história de mobilidade robótica autónoma

Embora os investigadores já trabalhem no desenvolvimento de tecnologias para a mobilidade autónoma desde os anos 40, os robôs móveis autónomos só se tornaram comercialmente viáveis durante a última década. Isto graças, essencialmente, à disponibilidade de um poder computacional muito mais poderoso e barato, que possibilitou rápidos desenvolvimentos em tecnologias de sensores, visão artificial e análise que permitem aos robôs ligarem-se em tempo real ao seu ambiente. Hoje em dia, os robôs móveis autónomos mostram um crescimento de dois dígitos. Eles navegam e desempenham funções de forma autónoma nos setores industrial e de serviços e abrem caminho para a adoção de robôs móveis em todo o mundo.

Robôs móveis BlueBotics mini em funcionamento na fábrica de produção de semicondutores da ABB em Lenzburg, Suíça. Foto: ABB...
Robôs móveis BlueBotics mini em funcionamento na fábrica de produção de semicondutores da ABB em Lenzburg, Suíça. Foto: ABB.

“A robótica móvel é um campo dinâmico de desenvolvimento e esperamos avanços excitantes durante a próxima década”, diz Milton Guerry. Estes avanços terão lugar tanto no hardware como no software. Os robôs móveis tornar-se-ão mais leves e mais flexíveis. Os AMRs e robôs de serviço serão capazes de navegar mais facilmente numa gama de ambientes interiores e exteriores, à medida que os avanços nos sensores e algoritmos de software permitem uma navegação e a visão cada vez mais precisas.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nosnorelem

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial