Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Prima Additive apresenta as vantagens da tecnologia aditiva na EMO 2021

22/09/2021

Com o slogan ‘Good to Grow’, a Prima Additive, a unidade de negócio do grupo Prima Industrie dedicada às soluções aditivas para metais, estará na EMO de 4 a 9 de outubro para mostrar o potencial das soluções aditivas no crescimento e renovação das empresas transformadoras e para apresentar dois produtos de impressão 3D de metal ‘à prova de futuro’: inovadores, sustentáveis, interconetados e totalmente compatíveis com a Indústria 4.0.

A Print Genius 150 Double Wavelength pertence à série 150 da Prima Additive com tecnologia Powder Bed Fusion. O que faz com que esta máquina seja única é a configuração inovadora dos geradores laser. A máquina tem de facto dois lasers como todas as máquinas denominadas Print Genius da empresa de Turim, mas na sua versão de Duplo Comprimento de Onda está equipada com um laser infravermelho de 300 W e um laser verde de 200 W, que podem trabalhar alternadamente na mesma zona de trabalho. Desta forma é possível trabalhar quer ligas processáveis convencionalmente com laser infravermelho (ligas de aço, alumínio, titânio, níquel, crómio-cobalto), quer cobre puro ou outros materiais altamente refletores, graças ao laser verde.

A Print Genius 150 Double Wavelength, com tecnologia Powder Bed Fusion...
A Print Genius 150 Double Wavelength, com tecnologia Powder Bed Fusion, na sua versão de Duplo Comprimento de Onda está equipada com um laser infravermelho de 300 W e um laser verde de 200 W que podem trabalhar alternadamente na mesma zona.

Tal como as outras máquinas da Série 150 para o fabrico de aditivos metálicos, a Print Genius 150 Double Wavelength também está equipada com um volume de construção com um diâmetro de 150 mm e uma altura de 160 mm e apresenta todas as inovações das soluções Powder Bed Fusion da Prima Additive. Está equipada com um sistema que permite variar a posição focal do raio laser conforme seja necessário, para ter sempre os parâmetros otimizados segundo a aplicação e um duplo sistema de pré-aquecimento que permite aquecer a superfície do leito de pó, quer desde cima quer desde baixo, através da placa aquecida, permitindo assim que o leito de pó alcance uma temperatura que pode chegar até aos 300 °C. O pirómetro coaxial de alta velocidade controla a temperatura em tempo real e monitoriza com 2 câmaras o processo e o leito de pó. O sistema tem parâmetros abertos, adequados para realizar atividades de I+D sobre o processo e os materiais.

A série Prima Additive 150 é Industry 4.0 e permite a integração de sensores de monitorização e a ligação através de diferentes normas para funções de IoT. Uma vez mais a partir de uma perspetiva de fabrico inteligente, como parceira da MindSphere World, a Prima Additive participa no projeto de interligação da feira, para permitir que todos os visitantes compreendam melhor o potencial infinito da plataforma MindSphere no campo dos sistemas IoT para utilização industrial.

Outra solução presente no stand da Prima Additive é a Print Genius 250, a solução ideal para aplicações de impressão em metal de alta produtividade, podendo reduzir os tempos de produção graças ao seu laser duplo monomodo de 500 W, combinado com um software inteligente para uma rápida orientação das peças e para a definição dos parâmetros-máquina.

O volume de construção de 258 x 258 x 350 mm faz com que a máquina seja adequada para a produção de componentes de tamanho médio. O fluxo de gás otimizado, que se traduz num consumo reduzido ao mínimo, e a capacidade de trocar integralmente o material em menos de 2 horas são outros pontos fortes desta inovadora máquina. A Print Genius 250 está equipada com uma unidade de filtro de dupla linha para a recirculação do gás dentro da área de trabalho, que mantém um elevado grau de limpeza da máquina e minimiza a substituição de peças sujeitas a desgaste. A nova HMI permite-lhe monitorizar o ambiente da construção em tempo real e gerar relatórios com todos os parâmetros principais de impressão.

A Print Genius 250 é adequada para uma ampla gama de materiais: aço inoxidável, aço maraging, ligas à base de níquel de alta temperatura (Inconel), titânio, cobalto-crómio, alumínio, cobre e aços de alta dureza para o setor dos moldes.

A Print Genius 250 é ideal para aplicações de impressão em metal de alta produtividade...
A Print Genius 250 é ideal para aplicações de impressão em metal de alta produtividade, podendo reduzir os tempos de produção graças ao seu laser duplo monomodo de 500 W.

A Prima Additive expõe em conjunto com a 3D New Technologies S.r.l. (3D-NT), a startup com a qual colabora o grupo Prima Industrie para a criação de máquinas inovadoras para o Fabrico Aditivo completamente concebidas e construídas em Itália. A colaboração com a 3D-NT é o resultado da estratégia Open Innovation do grupo Prima Industrie e combina a experiência e solidez de um Innovation Leader com uma empresa jovem e dinâmica, caracterizada por uma elevada flexibilidade e rapidez de resposta às novas tendências tecnológicas.

A EMO 2021 não será a única oportunidade nos próximos meses para descobrir como as soluções de fabrico aditivo metálico do Grupo Prima podem ajudar as empresas a fazer crescer os respetivos negócios: de 26 a 28 de outubro, a Prima Additive estará presente na feira AddIT 3D, em Bilbao; de 26 a 29 de outubro irá expor na Blechexpo, em Estugarda, pela primeira vez juntamente com a Prima Power, a marca especializada em maquinaria de processamento laser e de chapa do grupo Prima Industrie; e de 16 a 19 de novembro, na Formnext, em Frankfurt, será apresentada a gama de tecnologias Prima Additive que inclui os sistemas Powder Bed Fusion e Direct Energy Deposition.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial