As empresas altamente especializadas produzem para os mercados internacionais da indústria automóvel, eletrónica e da construção. Perfurar, girar, fresar, gravar, forjar ou prensar, assim como soldar, entornar, fundir, estanhagem ou decapagem, são os processos diários introduzidos no ambiente produtivo destas empresas. Ao longo de todo o processo de produção são utilizados numerosos produtos químicos perigosos, como lubrificantes de refrigeração, pinturas, lacas, dissolventes ou colas, que podem afetar a saúde dos funcionários e o meio ambiente.
A limpeza industrial de pequenas peças é muito importante para o setor metalúrgico. No entanto, quer seja por evaporação ou por salpicos, os dissolventes podem afetar a pele ou o aparelho respiratório de quem os manipula, bem como pode supor um importante risco de incêndio ou de explosão. Por isso, a indústria está a tentar reduzir o seu uso ao máximo.
Tendo como objetivo a redução do uso de dissolventes, o departamento de inovação da Denios desenvolveu as mesas de limpeza bio.x que permitem prescindir dos dissolventes nocivos para limpar ferramentas, peças e todo o tipo de utensílios.
A técnica de limpeza da Denios é eficiente, segura - sem importar se é utilizada em instalações com ou livres de dissolventes, em instalações que cumprem os padrões comprovados ou que foram projetadas de forma individual -, económica e ambientalmente sustentável, pois apenas com o líquido biodegradável e as condições de temperatura adequadas consegue-se uma limpeza excecional ao mesmo tempo que se protege a saúde dos empregados e o meio ambiente, poupando, além disso, muitos custos de gestão de resíduos.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa