Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Descubra como reduzir os erros operacionais com as soluções de metrologia ótica da Zeiss

Zeiss31/08/2021
A metrologia ótica contempla várias soluções de medição com recurso a sensores óticos. Com um elevado grau de automação, esta medição ótica de alta precisão reduz os erros operacionais e simplifica medições complexas. A Zeiss conta com vários sistemas óticos de medição para diferentes aplicações do setor industrial.

Os sistemas óticos de digitalização 3D incluem tecnologia de ponta que permite obter soluções de metrologia precisas em superfícies de formas complexas. Este tipo de medição ótica portátil utiliza sensores óticos de última geração para a captura rápida, eficaz e flexível de dados 3D.

Sistema ótico de digitalização 3D Zeiss AIBox 3000

O sistema ótico de medição Zeiss AIBox 3000 permite a aquisição de milhões de pontos de medição através de um só registo. Esta solução de metrologia gera dados STL para avaliações de qualidade em diferentes ambientes de produção. O planeamento automático do percurso e a parametrização do sensor ótico permitem uma grande economia de tempo na aquisição de resultados de medição estáveis e de alta precisão.

Sistema ótico de digitalização 3D Zeiss Comet

O sensor ótico 3D ultra-compacto Zeiss Comet caracteriza-se pela sua grande flexibilidade, elevada velocidade de medição e captura simples e fiável de dados 3D em objetos com diferentes superfícies. Esta solução de medição ótica reconhece automaticamente alterações de vibração e exposição, o que facilita bastante a sua utilização no controlo de qualidade de aplicações exigentes.

Sistema ótico de digitalização 3D Zeiss T-Scan

O scanner portátil a laser Zeiss T-Scan foi concebido para a aquisição, processamento e comparação de dados 3D de diferentes volumes de medição. A função de referências dinâmicas desta solução de metrologia permite a medição ótica ponto a ponto, independente dos movimentos dos componentes e em condições ambientais difíceis.

Sistema ótico de digitalização 3D Zeiss T-Scan: digitalização 3D altamente precisa, rápida e intuitiva
Sistema ótico de digitalização 3D Zeiss T-Scan: digitalização 3D altamente precisa, rápida e intuitiva.

Sistema ótico de digitalização 3D Zeiss Abis II

O sensor ótico Zeiss Abis II constitui uma solução de metrologia que permite o controlo de qualidade de superfícies e a deteção de um amplo leque de defeitos na produção de peças. Além disso, este sistema ótico de medição permite documentar a evolução dos defeitos ao longo do processo, em tempos de ciclo muito curtos.

Empresas ou entidades relacionadas

Carl Zeiss Iberia, S.L.

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial