Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

MMC do tipo ponte ou MMC de braço horizontal, como saber qual escolher?

Zeiss27/08/2021
Uma máquina de medição por coordenadas ou máquina de medição tridimensional é um instrumento de medição industrial que se encarrega de calcular a altura, a largura e a profundidade de um objeto, registar os dados medidos e processá-los através de um software especializado.

As máquinas de medição por coordenadas utilizam-se para levar a cabo o controlo de qualidade de um objeto após a sua produção. Desta forma, a máquina de medição tridimensional digitaliza o objeto através de um apalpador com amplificação eletrónica que se move sobre guias, de forma octagonal. A MMC captura os dados dos pontos do objeto com os quais o apalpador vai contactando, e guarda-os na memória para que posteriormente sejam processados. Com as coordenadas adquiridas, o software ou controlador da máquina de medição por coordenadas realiza, entre outras operações, o cálculo da área e do perímetro, e a medição dos ângulos ou da posição relativa do objeto.

Arquitetura das máquinas de medição por coordenadas

As máquinas de medição por coordenadas classificam-se de acordo com a arquitetura das suas estruturas mecânicas. Ao escolher o tipo de máquina de medição tridimensional ideal, há que ter em conta aspetos como o volume de medição, a dinâmica do sistema, a sua precisão e a facilidade de acesso ao objeto a medir. Neste contexto, encontramos duas das principais MMC na tecnologia de medição: as máquinas de medição por coordenadas do tipo ponte (bridge) e as máquinas de medição por coordenadas de braço horizontal.

Entre as máquinas de medição por coordenadas do tipo ponte encontramos a gama Zeiss Spectrum
Entre as máquinas de medição por coordenadas do tipo ponte encontramos a gama Zeiss Spectrum.

Arquitetura das máquinas de medição por coordenadas do tipo ponte

A arquitetura das máquinas de medição por coordenadas do tipo ponte permite trabalhar com objetos simples, complexos e de superfícies irregulares, tanto do setor automóvel, como do setor aeroespacial, da energia, médico ou da engenharia mecânica. O movimento dos eixos das MMC do tipo ponte pode efetuar-se de forma manual ou digital, o que permite um fácil manuseamento. Além disso, a sua estrutura isostática oferece uma maior ergonomia e um maior rendimento dinâmico e metrológico em relação a MMC com outras arquiteturas.

As MMC do tipo ponte mais comuns são a máquina de medição por coordenadas de ponte fixa, a máquina de medição por coordenadas de ponte móvel e a máquina de medição por coordenadas de ponte em forma de L.

Arquitetura das máquinas de medição por coordenadas de braço horizontal

A arquitetura das máquinas de medição por coordenadas de braço horizontal aplica-se tanto a estruturas relativamente pequenas como a estruturas de objetos prismáticos e de grandes dimensões. Algumas das principais vantagens da CMM do braço horizontal são a acessibilidade a todas as partes da peça e a elevada velocidade de trabalho. Por outro lado, destaca-se a falta de rigidez dos seus componentes, o que afeta a precisão da medição e obriga a uma compensação através do software de controlo da máquina.

Os tipos de MMC de braço horizontal mais comuns são a máquina de medição por coordenadas de braço horizontal com cabeçote móvel, a máquina de medição por coordenadas de braço horizontal com mesa fixa e a máquina de medição por coordenadas de braço horizontal com mesa fixa e prato giratório.

Máquina de braço horizontal multi sensor Zeiss Caleno
Máquina de braço horizontal multi sensor Zeiss Caleno.

Empresas ou entidades relacionadas

Carl Zeiss Iberia, S.L.

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial