Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Soluções de metrologia adaptadas à Indústria 4.0

Zeiss24/08/2021
A Indústria 4.0 exige dos principais produtores de soluções de metrologia, a nível mundial, sistemas de medição com elevado nível de desempenho, ergonomia e segurança.

Nesta linha, a nova geração de máquinas de medição por coordenadas do tipo ponte da Zeiss oferece uma gama de serviços digitais inteligentes incluídos em equipamentos com sistemas de sensores para múltiplas aplicações, soluções de medição em quatro eixos com uma mesa giratória flexível, bem como sistemas de troca automática de sondas.

Painel de controlo de serviços digitais em máquinas de medição por coordenadas do tipo ponte

O painel de controlo de serviços digitais da Zeiss oferece uma visão geral de todos os KPIs necessários para levar a cabo uma gestão eficaz do desempenho das soluções de metrologia oferecidas pelas suas máquinas de medição. O painel de controlo SmartGuard da Zeiss oferece uma verificação remota do estado de todos os sistemas de medição da Zeiss, fornecendo informação sobre a carga de trabalho das máquinas, sobre o planeamento da próxima manutenção e calibração, assim como sobre a criação de tickets para a resolução de problemas.

Além disso, o painel de controlo SmartGuard da Zeiss oferece uma análise e diagnóstico proativo de recomendações preditivas sobre o estado de certos componentes mecânicos e eletrónicos das máquinas de medição por coordenadas do tipo ponte. Um protocolo preventivo realizado por uma equipa de especialistas da Zeiss antes da manutenção da máquina permite que, em caso de falha, o dispositivo identifique a causa e que a reparação seja efetuada in situ de forma rápida e eficaz.

Os serviços digitais da Zeiss adaptam-se de forma individual e personalizada às necessidades de medição de cada cliente. Esta capacidade de configuração à medida permite aumentar a produtividade das soluções de metrologia das máquinas de medição. Além disso, a rapidez e facilidade de instalação fazem com que estes serviços digitais estejam em constante evolução favorecendo a sua escalabilidade.

A Zeiss Contura oferece uma interface convencional que permite mudar facilmente e em apenas alguns passos as tecnologias do sensor...
A Zeiss Contura oferece uma interface convencional que permite mudar facilmente e em apenas alguns passos as tecnologias do sensor.

Zeiss Contura, a máquina de medição por coordenadas do tipo ponte adaptada à Indústria 4.0

A opção HTG da máquina de medição Zeiss Contura suporta elevadas variações de temperatura, graças às réguas flutuantes em vitrocerâmica, que asseguram a estabilidade térmica com uma precisão de medição constante. A mesa giratória flexível da Zeiss Contura pode ser instalada como uma variante da superfície montada, para realizar medições em quatro eixos, caso seja necessário. Além disso, a opção ProMax E oferece um suporte para a substituição automática de sondas que garante o volume de medição completo durante o processo de troca. Esta característica permite a substituição segura e precisa dos sistemas de sondas, movendo-se de forma automática na faixa de medição.

Empresas ou entidades relacionadas

Carl Zeiss Iberia, S.L.

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial