Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Tecnologia de medição por coordenadas para ambientes de produção difíceis

Zeiss14/09/2021
As máquinas de medição por coordenadas são uma solução fácil, fiável, rápida e flexível para o controlo de qualidade no chão de fábrica. Uma solução de metrologia que procura a excelência em ambientes de produção exigentes, como o do chão de fábrica, onde é necessário identificar e eliminar potenciais erros de fabrico.

A Zeiss oferece duas soluções de medição para captar contornos e superfícies de forma livre sem a necessidade de calibradores fixos. Zeiss DuraMax e Zeiss DuraMax HTG são duas tecnologias de medição por coordenadas que utilizam o sensor de digitalização VAST XXT da Zeiss.

Esta tecnologia de medição permite a digitalização e medição de um ponto único através da troca do apalpador guiado por CNC com um comprimento axial de 30 a 150 mm e um comprimento radial de 30 a 65 mm. O sensor de digitalização conta com uma placa adaptadora de 25 mm para garantir uma reprodutibilidade otimizada para a produção no chão de fábrica.

Tecnologia de medição por coordenadas Zeiss DuraMax

Esta máquina de medição por coordenadas, com base para chão de fábrica, oferece um isolamento térmico e uma estabilidade de temperatura de +18 a +30 °C. O design compacto desta solução de metrologia conta com um espaço de armazenamento com fecho para PC e um braço de apoio para teclado e monitor. Além disso, a máquina de medição por coordenadas está equipada com um sistema de proteção contra poeiras e humidade, em conformidade com a norma IP54.

A Zeiss DuraMax oferece uma precisão de medição de 2.4 + L/300 a 18 – 22 °C; uma precisão de medição de 2.7 + L/250 a 18 – 26 °C e uma precisão de medição de 2.9 + L/200 a 18 – 30°C. Erro de medição longitudinal E0 em μm.

Zeiss DuraMax: o equipamento ideal para o chão de fábrica
Zeiss DuraMax: o equipamento ideal para o chão de fábrica.

Tecnologia de medição por coordenadas Zeiss DuraMax HTG

A Zeiss DuraMax é a solução de metrologia ideal para elevadas variações de temperatura. Os painéis de isolamento melhorados desta máquina de medição por coordenadas permitem uma enorme estabilidade num intervalo de temperaturas de +15 a +40 °C. Esta tecnologia de medição está também equipada com guias completamente cobertas e um sistema de amortecimento passivo.

A Zeiss DuraMax HTG oferece uma precisão de medição de 2.2 + L/300 a 18 – 22 °C; uma precisão de medição de 2.5 + L/250 a 18 – 26 °C, uma precisão de medição de 2.7 + L/200 a 18 – 30 °C e uma precisão de medição de 3.9 + L/100 a 15 – 40 °C. Erro de medição longitudinal E0 em μm.

Empresas ou entidades relacionadas

Carl Zeiss Iberia, S.L.

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial