Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Soluções de metrologia para medição de peças pequenas

Zeiss07/07/2021
Micura é a solução de metrologia da Zeiss para medição de peças pequenas. Esta máquina de medição por coordenadas do tipo ponte satisfaz os requisitos de precisão da produção industrial de peças cada vez mais compactas. A precisão, a velocidade e a operacionalidade da máquina Zeiss Micura permite começar a medir mesmo sem a existência prévia de um hábito de medição.

O equipamento de série da Zeiss Micura oferece uma digitalização ativa com uma precisão de menos de um micrómetro. Um rigor proporcionado pelo sensor de digitalização de alta gama VAST XT Gold e pela tecnologia de navegação VAST navigator da Zeiss.

Equipamento de série da máquina de medição por coordenadas tipo ponte

O sensor de digitalização VAST XT Gold da Zeiss digitaliza e regista magnitudes geométricas e parâmetros de forma e posição com até 200 pontos de medição por segundo. Além disso, o sensor de alta gama pode ser equipado com apalpadores pequenos, com diâmetros de até 0,3 milímetros.

A tecnologia VAST navigator ajusta a velocidade de medição e reduz o tempo de medição sem comprometer a precisão nos contornos simples. Neste sentido, através da aproximação, digitalização tangencial, digitalização helicoidal e calibração dinâmica da sonda, a tecnologia de navegação consegue poupar tempo substancial na medição de peças pequenas.

Tanto a tecnologia do controlador como o software, os sensores e os componentes adicionais da máquina de medição por coordenadas do tipo ponte são fabricadas pela Zeiss, o que permite que estas soluções de metrologia se ajustem perfeitamente entre si.

A Zeiss Micura está equipada de série com o sensor de digitalização Zeiss Vast XT gold e tecnologia navigator
A Zeiss Micura está equipada de série com o sensor de digitalização Zeiss Vast XT gold e tecnologia navigator.

Dados técnicos da Zeiss Micura

O tamanho compacto da Zeiss Micura proporciona um volume de medição de 500X500X500 milímetros e um volume de medição de 500X700X500 milímetros para ótica e eletrónica. Uma propriedade pensada para a medição de peças pequenas e complexas com tolerâncias apertadas como as das lentes óticas, articulações coxofemorais artificiais, engrenagens, pistões, eixos, conversores ou unidades de regulação com guias e rolamentos de alta precisão.

Esta máquina de medição por coordenadas do tipo ponte conta com um painel de controlo redesenhado a partir de um ecrã e dois joysticks, que permitem ao operador controlar e programar a máquina de medição de forma independente do computador. Por seu lado, a precisão assistida por computador faz com que os erros de medição por efeitos de inércia induzidos dinamicamente sejam automaticamente compensados.

Os rolamentos pneumáticos da solução de metrologia Zeiss Micura, integrados nos quatro lados, garantem a estabilidade e precisão da medição. As guias cerâmicas e a sua base de apoio reduzem ao máximo a suscetibilidade a influências externas. A força de palpação do apalpador da Zeiss Micura é regulada ativamente e é muito baixa, o que faz com que esta máquina de medição por coordenadas do tipo ponte seja ideal para materiais sensíveis.

Compatibilidades da máquina de medição por coordenadas do tipo ponte Zeiss Micura

A solução de metrologia Zeiss Micura é compatível com o software Zeiss Calypso, o software Zeiss Gear Pro, o software Zeiss PiWeb e o software Zeiss PiWeb app. Além disso, a máquina de medição por coordenadas do tipo ponte adapta-se ao sensor de digitalização VAST XT gold e ao sensor de digitalização VAST XTR gold da Zeiss. Finalmente, os módulos de sensores da Zeiss, o controlador Zeiss Tempar e os acessórios universais de aperto Zeiss OmniFix são alguns dos acessórios preparados para estender as funcionalidades da máquina de medição de peças pequenas.

Empresas ou entidades relacionadas

Carl Zeiss Iberia, S.L.

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial