Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Foco especial nos cilindros principais dos trens de aterragem

Walter propõe soluções inteligentes para a indústria aeroespacial

28/07/2021

Consciente de que é em tempos de baixa produção que se devem reorganizar os processos de maquinação, a Walter-Tools tem vindo a trabalhar no projeto 'Future machining solutions for aerospace components', com especial enfoque num componente muito relevante para a segurança no setor aeroespacial: os cilindros principais do trem de aterragem.

Os cilindros principais do trem de aterragem estão sujeitos a enormes forças, pelo que o seu fabrico é sempre um desafio. Além disso, a fabricação abrange quase todos os tipos de maquinação de metais, com taxas de remoção de até 80% ou de até 60% para blanks com contornos próximos. Portanto, é necessária uma solução que seja eficiente, além de precisa e confiável – tanto em termos da ferramenta como da máquina. As modernas máquinas multifunções maquinam completamente os componentes, que possuem dimensões diferentes dependendo do tipo de aeronave, em apenas duas operações de fixação. O componente genérico ‘pistão’ da Walter foi escalado para a WFL M35 e adaptado a todas as etapas de maquinação.

Simulação do cilindro principal do trem de aterragem
Simulação do cilindro principal do trem de aterragem.

O material ISO M 40HM (1,7225) é utilizado por muitos fabricantes de aeronaves europeus como alternativa ao 300M, cujas propriedades são quase idênticas. Foram realizadas diferentes operações de maquinação no componente: desbaste, acabamento e torneamento, furação interna (até 10×D), fresagem de caixas, semi-acabamento e acabamento, fresagem em rampa, fresagem em espiral, furação, furação profunda e re-furação.

A equipa da Walter concentrou-se não só nas ferramentas mais adequadas, mas também em novas estratégias de maquinação. Foram utilizadas inovações de ponta tais como as barras de mandrilar Accure·tec com amortecimento para reduzir as vibrações, fresas Xill·tec de aplicação universal da família MC230 Advance, brocas com insertos intercambiáveis D4120, fresas com insertos redondos Xtra·tec XT M5468 e fresas High-Feed M5008 – estas últimas equipadas com o material de corte Walter Tiger·tec Gold WSP45G desenvolvido recentemente. O resultado: Os objetivos de maquinação, tais como altos parâmetros de corte, melhor acabamento superficial e máxima precisão, foram atingidos com sucesso. Todas as operações puderam ser realizadas com apenas duas fixações, o que reduziu o tempo de paragem.

REVISTAS

norelemWalter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial