Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Soluções de metrologia para o setor aeroespacial

Verificação e inspeção na indústria aeronáutica

07/09/2021
A metrologia aeronáutica, o termo utilizado para definir a verificação final das peças fabricadas para o setor aeronáutico, é um processo vital e obrigatório nesta indústria. Nos seus primórdios, o setor da aviação não contava com tais estudos de propriedades mensuráveis. Os pilotos voavam sem qualquer instrumento que indicasse a velocidade da aeronave, o ângulo de rotação ou a situação do motor. O homem e as suas capacidades eram a única unidade de medida.

Atualmente, a metrologia na aviação é a ciência que se encarrega de medir o risco de acidentes e de ser capaz de os evitar ou reduzir os custos de construção de aeronaves e dos equipamentos associados. Em suma, visa aumentar a segurança através do controlo de qualidade.

É de vital importância poder contar com máquinas de metrologia inovadoras e atualizadas para validar o processo de fabrico de uma peça, especialmente quando se trata de um setor como o aeronáutico, onde a segurança é o aspeto mais importante. É por isso que a ZEISS está empenhada em fornecer garantia de qualidade na indústria aeroespacial, oferecendo aos seus clientes geometrias de componentes e parâmetros de material precisos para aumentar a segurança de aeronaves, helicópteros e naves espaciais. Se quiser saber mais sobre as nossas soluções de metrologia para a indústria aeroespacial, clique no link.

Como se realiza a verificação e inspeção na indústria aeronáutica?

Para garantirmos uma correta verificação e inspeção de peças na indústria aeroespacial, não podemos descurar os seguintes fatores:

1. Verificação dos instrumentos de medição

Em primeiro lugar, é necessário verificar se os instrumentos de medição com os quais as inspeções serão realizadas estão em perfeitas condições. Os instrumentos para este fim são obrigados a seguir as diretivas da regulamentação em vigor no país em que operam.

Algumas das ações que normalmente são realizadas na verificação dos instrumentos de medição são: teste qualitativo, controlo dos erros máximos permitidos, selagem dos instrumentos de verificação e emissão de um certificado de verificação, entre outros.

2. Verificação das engrenagens

A verificação das engrenagens é uma das novidades na indústria aeronáutica que mais benefícios oferece. Porquê? Fornece toda a informação necessária para verificar se o equipamento utilizado cumpre os requisitos de precisão estabelecidos.

Graças à verificação das engrenagens, podem ser descartados erros e posicionamentos incorretos das engrenagens. Para a indústria aeroespacial, este é um grande avanço, pois evita os custos causados por imprecisões no acabamento final.

Além disso, o mercado exige cada vez mais rapidez, precisão e qualidade da peça final. A verificação de todos os componentes assegura que o fabricante cumpre a sua promessa. No caso das engrenagens, garante velocidade, redução do ruído e maior fiabilidade.

As engrenagens são elementos responsáveis pela transmissão do movimento e da potência entre diferentes eixos. A verificação das engrenagens num laboratório é o controlo em separado dos diferentes parâmetros que o definem.

Nesta imagem, o sensor Vast XXT realiza a medição de uma carcaça em magnésio para a porta de um avião

Nesta imagem, o sensor Vast XXT realiza a medição de uma carcaça em magnésio para a porta de um avião.

3. Inspeção visual

O objetivo dos testes de inspeção visual é identificar irregularidades no exterior de uma peça. Esta parte da inspeção ajuda-nos a alcançar áreas que o olho humano não pode alcançar.

Instrumentos como boroscópios e endoscópios de vídeo são utilizados para inspeção visual.

A garantia de qualidade é indispensável na indústria aeroespacial. As tecnologias ZEISS são a melhor escolha para inspecionar geometrias complexas (tais como componentes de motores) ou para a montagem de grandes estruturas de aeronaves e fornecem uma solução para todas as etapas obrigatórias de verificação e inspeção na indústria aeronáutica.

Empresas ou entidades relacionadas

Carl Zeiss Iberia, S.L.

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial