Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Tecnologia de raios X para o controlo de qualidade

07/10/2021
A tecnologia de raios X permite capturar, medir, analisar e inspecionar as estruturas internas de uma peça que não são visíveis nem detetáveis com uma máquina de medição por coordenadas. Esta capacidade dos scanners de raios X oferece novas possibilidades na garantia de qualidade no âmbito do controlo de processos.

Graças a estas máquinas de raios X, o cliente pode cortar peças rapidamente, de forma não destrutiva e sem fixações complexas, para assim alcançar o seu núcleo e detetar os seus defeitos ocultos. Além disso, estas peças podem ser reproduzidas através da digitalização de todas as suas estruturas internas e externas com um sistema de tomografia computorizada.

Scanners de raios X para o controlo de processos

Os scanners de raios X são concebidos para múltiplas aplicações, como inspeção de defeitos internos, medição dimensional de estruturas internas, assim como análise de materiais estruturais. Nesta linha, a tecnologia de raios X é adaptada a diferentes tipos de defeitos potenciais para processos de fabricação em indústrias como a automóvel, aeroespacial, de tecnologia médica, eletrónica ou de bens de consumo.

Tomógrafo industrial computorizado Zeiss Metrotom

A solução industrial de tomografia e raios X Zeiss Metrotom permite realizar trabalhos de medição e inspeção através de uma única leitura de raios X, reduzindo o tempo de digitalização em cerca de 75%. Este sistema de tomografia computorizada inclui também um detetor 3K que permite descobrir defeitos mais pequenos gerando conjuntos de dados de volume 3D com maior resolução.

O tomógrafo computorizado industrial Zeiss Metrotom oferece medições mais precisas e rastreáveis que a tecnologia de medição tradicional. O teste de conformidade regulamentar, a mecânica de precisão utilizada e o sofisticado método de calibração garantem a rastreabilidade do sistema com uma economia de tempo de 30 a 70%, uma redução nos tempos de preparação de até 80% e uma amortização da solução industrial de menos de doze meses.

Com um tomógrafo computorizado industrial da Zeiss é possível realizar trabalhos de medição e inspeção...
Com um tomógrafo computorizado industrial da Zeiss é possível realizar trabalhos de medição e inspeção, de forma eficaz e com apenas um scanning de raios X.

Empresas ou entidades relacionadas

Carl Zeiss Iberia, S.L.

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial