Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
A Zeiss colabora com a Sandvik Coromant no desenvolvimento de um programa de medição para fresas de engrenagens

Tecnologia Zeiss otimiza os processos de produção

18/11/2021
São muitas as empresas que confiam na tecnologia Zeiss para otimizar os seus processos de produção e digitalizar os seus processos de maquinagem. É o caso de empresas de grande importância no setor das máquinas-ferramenta e do desenvolvimento de produto, como a Sandvik Coromant ou a Andrew Tool.

A Sandvik Coromant encomendou à Zeiss o desenvolvimento de um software especializado em medir as fresas de engrenagens, com o qual reduziu até 80% os tempos de medição. Líder mundial do setor das máquinas-ferramentas, soluções de maquinaria e em conhecimento da indústria metalúrgica, a Sandvik Coromant aposta em inovações exclusivas e estabelece novos padrões de produtividade. Para tal, confia no software da Zeiss.

Quando a Sandvik Coromant se lançou no mercado das fresas para engrenagens, tinha bem presente que era importante investir e inovar em pontos como a precisão e a metrologia: se, por exemplo, o perfil da roda dentada de uma grua não é produzido de forma precisa, as perdas para o fabricante podem atingir os 40 000 euros. Esta é precisamente a razão pela qual a metrologia teve um papel tão importante na Sandvik, quando a empresa decidiu lançar-se no mercado das fresas para engrenagens.

A importância recai no facto de que, se o perfil da fresa não for produzido de forma precisa e milimétrica, pode implicar grandes perdas para o fabricante.

A solução Zeiss para a Sandvik Coromant

O software Gear Pro, desenvolvido pela Zeiss para a Sandvik Coromant, é um programa especializado na medição de fresas e de engrenagens, que cumpre todos os critérios básicos que a Sandvik Coromant procurava ao recorrer à Zeiss:

1. Durante a medição da fresa, são cumpridos todos os requisitos da norma 17 DIN 3968.

2. Os resultados das medições efetuadas dão automaticamente origem a um relatório. Basta pressionar um botão para que o Gear Pro efetue a medição das distâncias e dimensões da peça, que são automaticamente registadas no relatório de medição.

3. Elevada rapidez e precisão das medições.

O seu método de medição OrbitScan permite aumentar a produtividade do processo, graças à alta velocidade dos seus eixos e à rápida deteção dos fios de corte. Com o Gear Pro, foi possível reduzir de 2,5 horas para 25 minutos todo o processo, desde a medição da fresa até à obtenção do relatório com todos os dados, o que implica uma redução do tempo de medição de 80%.

Na inspeção de qualidade das fresas, o programa de medição recebe a mesma importância que a máquina de medição

Na inspeção de qualidade das fresas, o programa de medição recebe a mesma importância que a máquina de medição.

A Zeiss ajuda a Andrew Tool a conseguir o projeto Mars Science Lab

A Zeiss teve a oportunidade de fazer parte do projeto apresentado pela empresa Andrew Tool para o Mars Rover Project, um projeto encomendado pela NASA para fabricar as caixas de engrenagens do veículo explorador Curiosity, cujo destino é Marte.

A encomenda tinha um prazo máximo de 18 meses e contava com grandes dificuldades técnicas de fabrico, como a medição de peças muito pequenas e a adaptação da solução a temperaturas extremas através de tratamentos térmicos.

Perante um projeto de tamanha envergadura, como o Mars Rover Project, a Andrew Tool decidiu recorrer à Zeiss para reforçar as capacidades da sua MMC em termos de precisão e velocidade.

A solução Zeiss para a Andrew Tool

Os elevados requisitos de qualidade impostos pelo Mars Science Lab para a construção da caixa de engrenagens encomendada à Andrew Tool, levaram a Zeiss a aconselhar a empresa a optar pelas soluções que melhor se adequavam à escassez de tempo para realizar a proposta das peças extremamente pequenas com as quais seria necessário trabalhar e com os requisitos de certificação AS9100.

A Andrew Tool utilizou a Zeiss Accura com sensor de scanning ativo Vast XT gold para o fabrico do atuador e assim poder medir os orifícios das peças mais profundas, juntamente com as tolerâncias extremamente ajustadas (posição de 0,0005 milímetros, controlo de 0,002 milímetros e controlo de tamanho dentro de 0,0025 milímetros).

A Zeiss Accura é uma máquina de medição por coordenadas que cumpre os requisitos de medição de alta velocidade (chega a uma velocidade de deslocamento de até 800 mm/s) e, além disso, está concebida para suportar as temperaturas mais extremas, graças à tecnologia de isolamento de espuma de alta qualidade utilizada para o fabrico da sua cobertura. Pode-se selecionar uma temperatura de laboratório de medição de até 26 °C.

A Zeiss Accura inclui, de série, a tecnologia de navegador Vast, que permite uma calibração, aproximação e scaneamento ainda mais rápidos, bem como uma precisão melhorada. No caso do projeto da Andrew Tools, o navegador Vast integrado na Zeiss Accura foi o Vast XT gold.

As soluções Vast são perfeitas para os projetos de metrologia que exigem a máxima precisão e o Vast XT gold pode completar trabalhos de exploração de alta velocidade como medição de forma e posição, medição de curvas e formas livres e engenharia inversa.

A solução Zeiss para a Andrew Tools combinou a máquina de medição e os sensores Vast com o Zeiss Calypso, o programa de medição que mede geometrias de forma rápida e simples, com um único clique no rato.

As fresas devem cumprir 17 requisitos DIN 3968: desde o diâmetro do furo até à geometria das arestas de corte
As fresas devem cumprir 17 requisitos DIN 3968: desde o diâmetro do furo até à geometria das arestas de corte.

Empresas ou entidades relacionadas

Carl Zeiss Iberia, S.L.

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial