Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

MMC do tipo ponte Zeiss Xenos ou como alcançar um volume de medição de aproximadamente um metro cúbico

Zeiss08/06/2021
As máquinas de medição por coordenadas do tipo ponte oferecem resultados precisos na medição a alta velocidade para controlo de qualidade. Graças ao sistema de sondas de precisão estas máquinas de medição oferecem várias soluções personalizáveis de acordo com as necessidades de cada cliente.

Máquina de medição por coordenadas do tipo ponte Zeiss Xenos

A Xenos é a máquina de medição por coordenadas do tipo ponte de alta gama que a Zeiss oferece como garantia de medição a institutos de investigação, indústria aeroespacial e indústria ótica. O volume de medição de cerca de um metro cúbico permite a esta solução de metrologia combinar precisão com os limites do que é tecnicamente possível.

Podemos encontrar a Zeiss Xenos nos laboratórios de medição dos institutos de investigação, na indústria aeroespacial e na indústria ótica...
Podemos encontrar a Zeiss Xenos nos laboratórios de medição dos institutos de investigação, na indústria aeroespacial e na indústria ótica.

Características técnicas da Zeiss Xenos

O acionamento central é uma nova tecnologia desenvolvida pela Zeiss para assegurar uma distribuição ótima da força entre os dois acionamentos, dependendo da posição do eixo X. Graças à sua sincronização com os acionamentos lineares, a Xenos consegue a máxima precisão e o seguimento ideal da trajetória ao longo de toda a área de medição.

O uso de acionamentos lineares em todos los eixos permite que esta máquina de medição por coordenadas do tipo ponte alcance elevadas velocidades, rápida aceleração, grande precisão de posicionamento e propulsão sem forças transversais. Além disso, estes acionamentos lineares proporcionam um seguimento extremamente exato da trajetória e uma elevadíssima precisão de posicionamento abaixo dos 100 nanómetros.

A cerâmica de carboneto de silício, usada nas peças da estrutura da Zeiss Xenos, apresenta cerca de 50% menor dilatação térmica, até 30% mais rigidez e 20% menos peso, quando comparada com a cerâmica convencional de óxido de alumínio tradicionalmente usada em peças de tamanho e precisão similares.

Design mecânico da Zeiss Xenos

No design mecânico da Zeiss Xenos as guias Y situam-se acima das paredes laterais, o que permite que todos os eixos móveis se encontrem separados da área de fixação. Por conseguinte, a travessa move-se apenas numa direção e permanece sempre constante, o que faz com que existam menos massas em movimento.

Tanto a redução de peso como o movimento das massas permitem uma coordenação ótima dos acionamentos em termos de aceleração e velocidade máxima. Finalmente, são os rolamentos pneumáticos, com uma conexão ainda mais rígida, que aumentam a estabilidade e permitem uma maior precisão.

Design eletrónico da Zeiss Xenos

Um novo conceito eletrónico com módulos descentralizados e um desacoplamento melhorado permitiram reduzir consideravelmente a influência exercida pelos cabos móveis na precisão de todas as máquinas de medição por coordenadas do tipo ponte. Os novos procedimentos de receção de Computer-Aided Accuracy (CAA) e as correções adicionais de CAA também desempenham um papel significativo.

A Zeiss Xenos vem equipada com o sensor de digitalização por contacto e medição de ponto único Zeiss Vast gold. Este cabeçote de referência, otimizado para melhorar a precisão e repetibilidade, foi concebido para apalpadores de até 800 milímetros de comprimento e até 500 gramas de peso.

Empresas ou entidades relacionadas

Carl Zeiss Iberia, S.L.

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial