As mudanças na indústria automóvel desencadearam a necessidade de produção de peças maiores e mais complexas (desde as peças estruturais às caixas das baterias e dos motores), que se refletem na necessidade de comercialização de blocos de maiores dimensões.
Assim, a Uddeholm, através da melhoria do processo de produção do aço, aliada às mais recentes tecnologias ESR, providencia um aumento da homogeneidade e ‘cleanliness’ (matrizes sem segregações e inclusões não metálicas) dos blocos produzidos. Adicionalmente, o investimento na otimização do tratamento térmico e processos produtivos a quente possibilitaram a existência de elevados níveis de tenacidade.
Em suma, esta nova geração de Dievar combina duas características essenciais:
Tendencialmente, o aumento da dureza do material previne fenómenos de fadiga térmica, contudo, o risco de fissuração/fratura torna-se mais elevado.
O aumento da resistência à fadiga térmica do Dievar é evidente face aos AISI ESR H13 standard, para todo o tipo de durezas entre os 40 HRC e os 52 HRC.
O Dievar assegura maiores valores de tenacidade para todo o tipo de durezas, podendo ser aplicado com +2HRC, sem comprometer esta propriedade.
Além da fundição injetada, o Uddeholm Dievar apresenta-se também como uma excelente solução para outras aplicações como forja, extrusão e estampagem a quente.
Para mais informação acerca deste material, contacte a Ramada Aços.
1 Segundo resultados da NADCA (North American Die Casting Association), o Dievar possui a melhor das tenacidades (quando comparado com aços de trabalho a quente).
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