Atlas Copco: vapor - caldeiras de vapor de 1,3 a 16 toneladas/hora
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Nova geração de Dievar: melhorar a performance e testar os limites

02/06/2021
Nos moldes para HPDC (high pressure die casting) os mecanismos de falha predominantes são a fratura, o desgaste, a soldadura das ligas de aço e, o mais alarmante, a fadiga térmica. De forma a prevenir a fadiga térmica são necessários elevados níveis de tenacidade e ductilidade do material, propriedades diretamente relacionadas com a composição química e qualidade do processo de fabrico dos blocos de aço. A nova geração de aços Dievar responde a estes desafios, mesmo em durezas superiores.
foto

As mudanças na indústria automóvel desencadearam a necessidade de produção de peças maiores e mais complexas (desde as peças estruturais às caixas das baterias e dos motores), que se refletem na necessidade de comercialização de blocos de maiores dimensões.

Assim, a Uddeholm, através da melhoria do processo de produção do aço, aliada às mais recentes tecnologias ESR, providencia um aumento da homogeneidade e ‘cleanliness’ (matrizes sem segregações e inclusões não metálicas) dos blocos produzidos. Adicionalmente, o investimento na otimização do tratamento térmico e processos produtivos a quente possibilitaram a existência de elevados níveis de tenacidade.

Em suma, esta nova geração de Dievar combina duas características essenciais:

  • A composição química clássica do Dievar que garante elevada resistência à fadiga térmica;
  • A melhor das tenacidades a usar em blocos de grandes dimensões1.
foto

Tendencialmente, o aumento da dureza do material previne fenómenos de fadiga térmica, contudo, o risco de fissuração/fratura torna-se mais elevado.

O aumento da resistência à fadiga térmica do Dievar é evidente face aos AISI ESR H13 standard, para todo o tipo de durezas entre os 40 HRC e os 52 HRC.

O Dievar assegura maiores valores de tenacidade para todo o tipo de durezas, podendo ser aplicado com +2HRC, sem comprometer esta propriedade.

Além da fundição injetada, o Uddeholm Dievar apresenta-se também como uma excelente solução para outras aplicações como forja, extrusão e estampagem a quente.

Para mais informação acerca deste material, contacte a Ramada Aços.

1 Segundo resultados da NADCA (North American Die Casting Association), o Dievar possui a melhor das tenacidades (quando comparado com aços de trabalho a quente).

Jaba: tradução 4.0DMG Mori M1: é tudo sobre 'projectado para o seu lucro'

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial