Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Amada adiciona nova potência de 12 kW à gama de máquinas a laser de fibra Ensis

25/05/2021

A Amada lançou a sua mais recente máquina de corte a laser de fibra de alta potência, a Ensis-AJ de 12 kW, que se junta às versões de 3, 6 e 9 kW já disponíveis no mercado. Os lasers de fibra Ensis são ideais para um processamento rápido e estável de uma vasta gama de materiais e espessuras.

Imagen

A nova Ensis de 12 kW incorpora todos as soluções das versões de 6 e 9 kW, tais como o controlo de feixe variável e autocolimação, bem como o motor de laser de fibra desenvolvido pela Amada. Para a versão de 12 kW, módulos de díodo de 3 x 4 kW (o módulo único de maior potência até agora produzido pela Amada) são utilizados para garantir que a alta qualidade do feixe seja mantida em velocidades de corte mais rápidas. Para além disso, abre novos caminhos para o processamento com nitrogénio do aço macio até 15 mm. Conta, também, com o novo sistema Eco Wacs para o processamento com oxigénio de aço macio mais espesso.

Nos últimos anos, os lasers de fibra de maior potência tornaram-se populares para processamento de chapas metálicas, proporcionando velocidades de corte e tempos de perfuração mais rápidos contribuindo para um menor custo por peça. A nova laser de fibra Amada Ensis-AJ de 12 kW foi desenvolvida especificamente para melhorar os já elevados desempenhos das versões existentes de 3 a 9 kW. A versão de 3 kW já era capaz de processar aço macio de 25 mm. A potência de 12 kW vem simplesmente, levar isto para um novo nível com a adição da nova função Eco Wacs (sistema de corte assistido por água) e que permite um processamento de alta qualidade do aço macio espesso com oxigénio. O Eco Cut foi utilizado para o processamento com oxigénio de chapa de menor espessura (10-15 mm), aumentando a velocidade e reduzindo os custos de operação. Agora, o novo Eco Wacs combina estes dois recursos para permitir o processamento de aço macio de alta espessura com uma qualidade de corte extremamente alta, enquanto mantém a capacidade de corte e perfuração rápida.

Esta maior potência traz ainda a vantagem de se poder processar aço macio mais espesso com nitrogênio proporcionando um ângulo de corte livre de óxido. A Ensis-AJ de 12 kW pode agora processar até 15 mm de aço macio com nitrogênio utilizando o Clean Fast Cut (CFC) da Amada o que permite aumentar as velocidades de corte e reduzir o consumo de gás até 70% em comparação com o processamento padrão de nitrogénio. Isto abre novas oportunidades para indústrias como as da construção, produtos agrícolas e outras indústrias com processamento de chapas de altas espessuras.

Fundamental para a capacidade de corte avançada dos lasers de fibra Ensis-AJ é a tecnologia de controlo do feixe variável da Amada, em que o modo de feixe de laser é automaticamente adaptado para fornecer um corte estável em todos os tipos de materiais e espessuras. O controlo do feixe variável também pode mudar instantaneamente entre um feixe de alta densidade e de alta potência para uma perfeita perfuração e um feixe de alta velocidade para um corte de alta qualidade, reduzindo assim o tempo de produção. Em relação aos tempos de configuração, apenas uma única lente é necessária para processar materiais finos a espessos, ajudando a maximizar o tempo de atividade da máquina e eliminar erros dispendiosos, eventualmente, provocados pelo operador.

A tecnologia de ‘Autocolimação’ da Amada é mais um recurso de destaque dos lasers de fibra Ensis de maior potência, uma vez que oferece um incomparável controlo do feixe laser proporcionando altas velocidades de corte e reduzindo a necessidade de operações secundárias. A “Autocolimação” também produz um corte mais amplo em materiais mais espessos, facilitando a remoção das peças da chapa e reduzindo o tempo de manuseio.

“Combinando a comprovada tecnologia de controlo de feixe variável da Amada, que usamos desde 2014, a nossa tecnologia de Autocolimação e 12 kW de potência, este recente modelo de alta potência da ENSIS, oferece aos nossos clientes uma vantagem muito significativa”, diz Matt Wood, gestor de produto da Amada Europa. “Na verdade, o aço macio de 25 mm pode ser perfurado em apenas 1 segundo na versão de 12 kW, economizando, significativamente, o tempo de processamento”.

O controlador AMNC 3i intuitivo da Amada faz com que esta máquina seja de fácil utilização, permitindo ao mesmo tempo uma produção estável e de confiança graças ao seu trocador de bico automático de 16 estações.

Várias opções de automatização estão disponíveis para as máquinas da gama Ensis-AJ maximizando a sua produtividade e reduzindo custos de mão de obra. Por exemplo, os sistemas de torre ASF-EU/ASLUL capazes de carregar e descarregar chapas automaticamente, com tempos de troca muito rápidos (menos de 90 segundos para o ASF-EU). Também disponível, o sistema de separação de peças TK-EU para a recolha automática, classificação e empilhamento de peças cortadas a laser sem interrupção do funcionamento da máquina. A segunda Estação de Saída permite que os operadores descarreguem peças de 3 lados da palete de corte, além de introduzir uma 3a palete de corte no sistema para uma maior flexibilidade e produtividade.

A máquina Ensis-AJ de 12 kW oferece a solução ideal para todos aqueles com necessidade de tempos de processamento mais curtos e de alta qualidade especialmente em materiais de grande espessura.

Por último, mas não menos importante, a tecnologia e o serviço Amada seguem de mãos dadas garantido não só soluções que se adaptam a todas as necessidades de mercado mas, também, um apoio ao cliente de elevada qualidade.

Empresas ou entidades relacionadas

Amada Uk Ltd.

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial