Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Uso de inteligência artificial na automação promete revolucionar a indústria 4.0

31/03/2021

A Festo, empresa fornecedora de componentes e soluções para automação industrial e formação tecnológica, apresentou os benefícios da IA no evento ‘Barcelona Industry Virtual Week’, decorrido online entre 23 e 26 de março.

Imagen

A tecnologia atual é capaz de prever o futuro da Indústria 4.0. A Inteligência Artificial (IA), a Internet das Coisas (IoT) e a Computação Edge são já uma realidade capaz de converter o domínio do conhecimento em novos processos de fabrico e análise de dados que podem melhorar a produtividade das empresas. Foi isto que Sebastian Werler, gestor de produto de Digital Business na Festo, salientou na Barcelona Industry Virtual Week. Werler foi um dos oradores na conferência sobre Inteligência Artificial, blockchain e cibersegurança promovida no evento organizado pela Fira de Barcelona, que decorreu entre 23 e 26 de março.

“Estamos em contacto com a Inteligência Artificial todos os dias e não nos damos conta disso” começou por dizer Werler na sua apresentação. Estas aplicações tecnológicas já são uma realidade que faz parte da rotina de milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente quando se movem com o seu smartphone nas mãos. E, apesar de terem tido uma implementação mais complexa no panorama industrial, estão hoje também presentes em muitos processos de produção automatizados, oferecendo grandes resultados às empresas: aumento da produtividade, previsão de falhas do sistema, controlo de qualidade e melhorias na eficiência energética.

Com a Festo AX - Automation Experience – a empresa oferece soluções inteligentes, baseadas em IA, fáceis de usar e adaptadas a cada caso, que vão um passo além da digitalização. “A monitorização com IA permitiria, por exemplo, detetar anomalias nos processos de fixação de peças com até duas semanas de antecedência”, salientou Werler, "é uma vantagem a longo prazo alcançada graças à recolha e análise de dados".

A Barcelona INDUSTRY Virtual Week realizou-se entre 23 e 26 de março e centrou-se principalmente no papel de tecnologias como a inteligência artificial, a blockchain, a ciber-segurança e a visão artificail no processo de reindustrialização. O foi uma antevisão do conteúdo que está a ser preparado para a próxima edição da Industry From Needs to Solutions agendada para setembro de 2021, que contará também com a participação da Festo.

REVISTAS

Siga-nosnorelemWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial