Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Primeiro Marketplace digital europeu para a indústria do metal e plásticos com tecnologia portuguesa

16/02/2021

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) é um dos participantes no projeto europeu Market 4.0, que tem como objetivo desenvolver uma plataforma online europeia para a comercialização de equipamentos industriais e serviços digitais associados, e ainda testar e demonstrar a importância destes novos canais de vendas em fluxos B2B nos setores do plástico e do metal.

Imagen

A Europa representa 36% do mercado mundial de fabricação de máquinas e equipamentos. Vender em mercados distantes requer posicionamento nos países de destino, o que implica um longo período de maturação, formação especializada em mercados estrangeiros e significativo esforço humano. A venda de equipamentos online é, por isso, uma solução complementar e útil, que passa agora a estar disponível.

“Comprar um gadget de 200 euros online, ou um equipamento industrial de 1 milhão de euros não é exatamente a mesma coisa. A tomada de decisão é mais longa e difícil e a negociação comercial mais exigente. Mas este processo pode ser acelerado por meio de plataformas digitais online, onde o comprador pode avaliar as características do equipamento através de ferramentas digitais, e onde o vendedor pode propor inúmeras soluções. Nós estamos a desenvolver um configurador online para customização de máquinas para a indústria do metal, onde o cliente pode especificar e escolher os componentes específicos que respondem às suas necessidades, o que agiliza o processo e torna a tomada de decisão mais ágil e amigável”, explica Filipe David Ferreira, investigador do INESC TEC.

Conceito do projeto Market 4.0.
Conceito do projeto Market 4.0.

O projeto explora e aplica o modelo de Referência da International Data Spaces Association (IDSA), que apoia a criação de soluções e ambientes seguros e confiáveis para a partilha e troca de dados entre organizações.

O Marketplace está a ser testado em ambiente real, em PME industriais portuguesas, tal como a fabricante de máquinas para o corte e de formação de chapa RICO.

O projeto Market 4.0 – A Multi-Sided Business Platform for Plug and Produce Industrial Product Service Systems é cofinanciado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020, da União Europeia, ao abrigo do acordo n.º 822064. A solução apresentada pelo INESC TEC é financiada no âmbito da 2ª call do projeto que apoia a ligação de tecnologias e serviços a este Marketplace.

O projeto tem a duração prevista de 12 meses, tendo-se iniciado em novembro de 2020. Mais informações em: http://market40.eu/

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nosnorelem

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial