Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Amada apresenta a sua máquina de fibra laser mais rápida de sempre

10/02/2021

A nova máquina de laser de fibra Regius-3015AJ da Amada é, até agora, a mais rápida do portfólio da empresa. Apresenta uma série de funcionalidades revolucionárias: 3 eixos de acionamento linear, o novo Sistema de Integração de Laser da empresa e a tecnologia de controle de feixe variável original da Amada. Além disso, o novo controle AMNC 3i Plus apresenta novas funcionalidades desenhadas para uma maior facilidade de operação.

A Regius-3015AJ incorpora diversas tecnologias inovadoras, entre elas a de controle de feixe variável da Amada...
A Regius-3015AJ incorpora diversas tecnologias inovadoras, entre elas a de controle de feixe variável da Amada, que cria automaticamente uma forma de feixe otimizada para cada material e espessura.

A Regius-3015AJ apresenta acionamentos lineares nos três eixos principais, resultando numa precisão excecional e velocidade de posicionamento ponto a ponto ultrarrápido de 340m/min. Em apoio às unidades lineares está o sistema de controle de cabeça inteligente da Amada. Essa inovação toma decisões em tempo real sobre sua altura de retração do cabeçal. Por exemplo, no caso de dois orifícios próximos, a cabeça inteligente não se retrairá simplesmente até uma altura especificada, mas permanecerá baixa para reduzir o tempo de ciclo. Junto com a velocidade dos acionamentos lineares, o movimento furo a furo incrivelmente rápido é alcançado.

Testes recentes demonstraram que a Regius-3015AJ é excecionalmente mais rápida em comparação com a máquina FOL-AJ. Cortando um conjunto idêntico de peças em aço inoxidável de 1 mm com a mesma potência, a Regius provou ser 14% mais rápida, tudo graças à tecnologia de acionamento linear e controle inteligente da cabeça do laser.

A segunda grande tecnologia alojada na Regius-3015AJ é o novo Amada Laser Integration System, que oferece funcionalidades como inspeção automática e recuperação automática após falha de processamento.

A inspeção automática utiliza tecnologia como o i-Nozzle Checker para avaliar o dano, a posição e a circularidade do bico. Se o bico exigir alteração (em relação a um conjunto predeterminado de parâmetros), isso acontecerá automaticamente através do trocador de bico de 16 estações da máquina, negando a necessidade de julgamento subjetivo do operador.

Outra função do i-Nozzle Checker é o alinhamento automático do feixe de laser com o bico se e quando necessário. A verificação da condição do feixe também será realizada automaticamente para garantir que a posição de referência focal seja otimizada, enquanto outra parte da função de inspeção automatizada é o Sensor i-Optics, que controla o vidro de proteção quanto a contaminação e alerta o operador se uma mudança ou limpeza for necessária.

Os utilizadores da Regius-3015AJ também podem aproveitar das vantagens do novo sistema i-Process Monitor, que verifica o comprimento de onda da luz refletida em tempo real para evitar defeitos de processamento antes que ocorram.

A recuperação automática de colisão de cabeça é uma função adicional incorporada na Regius-3015AJ, que utiliza os sistemas i-Optics Sensor e i-Nozzle Checker para garantir um processamento sempre confiável. As máquinas sem esta função simplesmente param e emitem um alarme, desperdiçando tempo valioso.

A terceira tecnologia integrada na Regius-3015AJ é a tecnologia de controle de feixe variável original da Amada, que cria automaticamente uma forma de feixe otimizada para cada material e espessura. Obtém-se, assim, um corte de alta qualidade e velocidade estável em todos os materiais (desde materiais extremamente finos até ao aço carbono, aço inoxidável e alumínio de 25 mm), fornecendo o processamento para uma gama completa com uma única lente.

Com relação à facilidade de operação, um novo recurso notável no controle Amada AMNC 3i Plus fornece um impulso para o processamento usando retalhos de chapa, graças ao Sistema assistido por i-Camera (i-CAS). Se uma nova peça requer corte para substituir uma que foi danificada na montagem, por exemplo, a câmara i-CAS da máquina pode exibir toda a área de trabalho, de modo que o remanescente selecionado pode ser visto no controlador AMNC 3i Plus. A peça é então escolhida na biblioteca e depois pode ser posicionada, girada, copiada e assim por diante, antes de iniciar o corte restante.

Outro novo recurso do AMNC 3i Plus é o V-remote da Amada, que permite aos utilizadores verificar remotamente o controle e verificar o status ou histórico da máquina, por exemplo. Novos trabalhos também podem ser adicionados (remotamente) à programação, de acordo com as prioridades de acesso pré-definidas.

Empresas ou entidades relacionadas

Amada Uk Ltd.

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial