A Yaskawa Motoman anunciou o lançamento de quatro novos robôs de paletização que se destacam pela facilidade de manutenção e pelo bom desempenho energético.
A Yaskawa ampliou a sua gama de robôs de paletização para dar resposta à crescente procura por soluções de automação de processos em vários setores industriais. Com um alcance máximo de 3159 mm, a nova série Motoman-PL conta com quatro modelos com capacidades de carga que vão dos 190 aos 800 kg e pode ser usada na logística de todo o tipo de produtos, desde pequenas embalagens, até produtos de grandes dimensões, como materiais de construção ou peças metálicas pesadas.
Compatível com o controlador YRC1000, que se carateriza por ser compacto, rápido e flexível, esta série não só maximiza o desempenho operacional do robô, como também melhora o seu desempenho energético. O controlador YRC1000, que é usado para modelos de médio e grande porte, gera energia quando o motor é desacelerado. O sistema está equipado com uma função de regeneração de energia que faz um uso eficaz do sistema, o que, em função das condições de operação dos robôs no local de produção, pode reduzir o consumo de energia do robô em aproximadamente 30%.
Além disso, esta série conta com operações de manutenção aprimoradas. Quando a linha de comunicação dentro do manipulador é desconectada, ou ocorre o erro do encoder de cada servo motor de eixo, é exibido na consola de programação um alarme de erro de comunicação do eixo do robô correspondente, o que facilita a rápida identificação e resolução do problema.
O software de paletização ‘PalletSolver’ integrado permite a geração automática de programas de operação do robô simplesmente definindo as posições do transportador e da estação, tamanhos do produto e padrões de carga / descarga e suporta todos os tipos de grippers convencionais.
Entre os principais recursos desta série, destaque ainda para o desempenho básico ideal para trabalho de carga e descarga de itens pesados, garantido pela estrutura oca do braço do robô, por onde passam os mecanismos de acionamento a ar ou sucção. Desta forma, eliminam-se potenciais interferências entre o equipamento periférico e o braço do robô, que poderiam danificar as embalagens dos produtos (tipicamente, em cartonagem). Além disso, estes robôs têm uma ampla faixa operacional na direção da altura, para que possam responder com flexibilidade ao ambiente das instalações do cliente.
Para além desta novidade, durante o presente ano a Yaskawa lançou também o novo robô colaborativo HC20. Este cobot apresenta das maiores capacidades de carga do mercado e veio dar resposta às necessidades da indústria inclusive, no setor metalomecânico onde existe uma ampla gama de peças de até 20 kg.
Em Portugal, a divisão robótica da Yaskawa Motoman é representada pela Roboplan – Robotics Experts, que em 2018 ultrapassou a marca dos 1000 robôs instalados em Portugal.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa