Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Soluções como o V-factory permitem à empresa atingir um alto nível de rendimento e performance

Tecnologia Amada revoluciona produção na Metalúrgica Falcão

27/10/2020

A caminho de completar três décadas de atividade, a Metalúrgica Falcão, especializada em corte e quinagem de chapa metálica, é hoje uma empresa modernizada e preparada para o futuro. Para tal, a metalomecânica conta com o apoio da Amada, cujas soluções, orientadas para a indústria 4.0, têm vindo a revolucionar todos os seus processos produtivos.

Imagen

Sediada na Vila de Cucujães, a Metalúrgica Falcão conta com uma larga experiência na área da metalomecânica. O fundador, Vicente Falcão Pereira, começou a sua atividade muito cedo, o que lhe permitiu desenvolver várias empresas de renome, tanto a nível nacional como internacional. Em 1992, criou a sua própria empresa o que o levou a conquistar uma vasta e diversificada carteira de clientes.

Em 2002, a empresa expande o seu negócio e nasce a Metalúrgica Falcão e Filhos, Lda., já com um quadro de colaboradores altamente especializados em diferentes áreas incluindo engenharia e desenvolvimento de projetos. Sempre atenta às necessidades e tendências de um mercado em evolução em 2006, desenvolve produtos próprios e lança em 2010 a sua própria marca, a Falox. Com produtos direcionados para vários setores do mercado, nomeadamente, para a indústria alimentar, construção e decoração, a marca Falox ajuda a empresa a reposicionar-se e a conquistar novos mercados. Apesar de nunca descurar o mercado português, a empresa trabalha essencialmente para o mercado internacional.

Focada na total satisfação do cliente, a Metalúrgica Falcão aposta fortemente na excelência da qualidade de todos os produtos e serviços, o que implica o constante investimento em tecnologia de última geração, de forma a estar sempre preparada para os mais exigentes desafios. Além disso, o plano de investimentos em curso até 2025 prevê a implementação de certificações como a ISO 9001, EN1090, bem como a formação continua dos seus colaboradores.

A Metalúrgica Falcão fabrica peças para vários setores do mercado, nomeadamente, para a indústria alimentar, construção e decoração...
A Metalúrgica Falcão fabrica peças para vários setores do mercado, nomeadamente, para a indústria alimentar, construção e decoração.

Uma relação de confiança

No ano 2000, a aposta constante na qualidade dos seus produtos e serviços levou a Metalúrgica Falcão a tornar-se cliente da Amada, adquirindo uma máquina de cortar cantos Amada Versa 206. Estava dado o primeiro passo para uma relação de confiança que, de acordo com responsáveis de ambas as empresas, se mantém até hoje.

Entretanto, a crescente procura por parte do mercado por soluções complexas, de elevada precisão e com custos de produção reduzidos em termos de quinagem, leva a empresa a adquirir, em 2015, uma quinadora HFE3i-2204L com medição laser.

Já em 2019, a Metalúrgica Falcão investiu numa máquina laser de fibra, a ENSIS-AJ 6 kW com armazém automático de chapa ASF-EU. Esta solução veio reforçar a performance e produtividade da empresa, já que se trata de um equipamento ideal para o processamento de uma vasta gama de materiais e espessuras. Rapidez de resposta, reduzidos prazos de entrega e aumento da capacidade produtiva, são cada vez mais exigências do mercado para os quais a empresa se encontra completamente preparada.

A empresa adquiu, em 2015, uma quinadora HFE3i-2204L com medição laser, da Amada
A empresa adquiu, em 2015, uma quinadora HFE3i-2204L com medição laser, da Amada.

Soluções 4.0: mais rapidez, maior qualidade, menos erros

O acesso privilegiado a dados e estatísticas em tempo real é hoje um pré-requisito em muitas indústrias. Numa era onde tomar decisões em tempo real, com base em informação também em tempo real, é crucial para um desempenho e produção de excelência, a Metalúrgica Falcão encontrou no V-factory da Amada, a solução ideal para atingir um alto nível de rendimento e performance.

“Antes da introdução das soluções Amada, a atividade da empresa tinha uma dinâmica diferente, focada ainda em máquinas mecânicas e hidráulicas. Com a introdução da tecnologia Amada, a nossa empresa revolucionou todos os processos que até então eram apenas manuais ou CN, conferindo maior rapidez, qualidade e controlo de processos, com a mais valia da redução de número de não conformidades. Depois de alguma reorganização interna e de um período de adaptação a novas formas de trabalho, os nossos processos de fabrico permitem-nos fazer bem à primeira, tornando-nos cada vez mais competitivos no mercado”, afirma António Pereira, sócio-gerente da Metalúrgica Falcão.

A integração de soluções de software 3D Amada permitiu elevados ganhos, desde já porque permite simular quinagens em offline verificando a execução das peças sem a sua realização física o que possibilitou à Metalúrgica Falcão maior assertividade na execução das peças. Permite ainda apresentar as melhores soluções aos clientes, que até então, não eram possíveis, como por exemplo, reduzir em muitos casos, o número de soldaduras de uma peça, substituindo-as por quinagens, uma vez que estão dotados de toda uma tecnologia de ponta.

“A Amada vai continuar a ser um parceiro de negócio crucial para a nossa empresa e estou certo de que, em conjunto, poderemos fazer mais e melhor, com vista a um futuro tecnológico cada vez mais exigente, responsável e amigo do ambiente”, conclui António Pereira.

foto

Empresas ou entidades relacionadas

Amada Uk Ltd.

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial