Criado pelo Centro de Investigação Metalúrgica Azterlan, o DyMetriCS faz parte da tecnologia Smart Casting desenvolvida pelo Centro Tecnológico Azterlan, com o objetivo de favorecer o fabrico de componentes “as cast”

Novo sistema portátil para controlar o desajuste dinâmico de moldes de fundição

29/07/2020

Poder eliminar operações de acabamento que não proporcionam valor acrescentado ao produto final é um dos principais desafios da fundição. A redução de tarefas de retirada de massalotes ou rebarbação e conseguir peças dimensionalmente perfeitas em condições “as cast“ são, sem dúvida, vias de ação para uma produção ”lean”. Um processo de fabrico mais simples e eficiente, que melhora significativamente o custo e o “lead time” do fabrico de componentes fundidos.

Entre outros, o desajuste ou “mismatch“dos moldes é um problema que costuma gerar nos componentes fundidos uma deposição extra de metal sob a forma de”costuras ou rebarbas”, que têm de ser eliminadas através de operações mecânicas no final do processo. Nos casos mais críticos, o desajuste pode gerar defeitos de moldagem como forçamentos ou ruturas, e produzir peças defeituosas.

Para assegurar que as folgas se mantêm ajustadas durante o fabrico do molde e não originam defeitos, é fundamental fazer um controlo exaustivo da máquina de moldagem, assegurando que as variações tanto no comportamento estático (quando está parada), como no comportamento dinâmico (quando a máquina está a funcionar), se mantêm abaixo de certos limites.

A fim de abordar esta problemática, o Centro Tecnológico Azterlan desenvolveu o sistema DyMetriCS, um controlador de desajuste de moldes portátil para sistemas de moldagem vertical que armazena e analisa as medidas de calibração dos moldes, diagnosticando se a máquina de moldagem precisa de ser reajustada. Composto por um instrumento de medida e um software de controlo e análise desenvolvido pelo Azterlan, trata-se de uma ferramenta que, de forma simples, permite conhecer em qualquer momento o estado da máquina de moldagem e mantê-la em condições ideais durante todo o processo.

foto
Soluções englobadas pela tecnologia Smart Casting desenvolvida pelo Azterlan.

O sistema DyMetriCS faz parte da tecnologia Smart Casting desenvolvida pelo Azterlan e permite atuar sobre o processo de fundição com uma visão global, abrangendo desde a qualidade do metal ou a otimização da conceção dos componentes, moldes e utensílios, até às tecnologias de controlo de processo. Como explica o especialista em tecnologias de fundição de ferro do Azterlan, Aitor Loizaga, “no âmbito das máquinas de moldagem, a tecnologia Smart Casting desdobra-se em diversas soluções que vão desde os parâmetros de desenho das placas modelo, das superfícies de fecho do molde com a peça ou o desenho da posição dos machos, incluindo as fachadas, até ao desenho dos pescoços do massalote”.

Ao fim e ao cabo, “a filosofia subjacente por detrás da tecnologia Smart Casting é poder-se acompanhar as fundições para se produzir o componente perfeito em condições 'as cast'”, explicam desde o centro, conseguindo-se um processo de produção o mais eficiente possível. “Assim, a tecnologia Smart Casting contempla desde desenvolvimentos tecnologicamente complexos e altamente avançados, como sistemas preditivos de controlo molde a molde baseados em inteligência artificial, até ferramentas inovadoras como o DyMetriCS que, de forma simples, proporcionam valor ao fundidor no dia a dia”.

foto
O controlador de desajuste de moldes portátil DyMetriCS.
InterMetalInterMetalInterMetal Acompanhe no Facebook20 Years Jaba traduçao técnica especializada 4.0

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - informação para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial