Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Criado pelo Centro de Investigação Metalúrgica Azterlan, o DyMetriCS faz parte da tecnologia Smart Casting desenvolvida pelo Centro Tecnológico Azterlan, com o objetivo de favorecer o fabrico de componentes “as cast”

Novo sistema portátil para controlar o desajuste dinâmico de moldes de fundição

29/07/2020

Poder eliminar operações de acabamento que não proporcionam valor acrescentado ao produto final é um dos principais desafios da fundição. A redução de tarefas de retirada de massalotes ou rebarbação e conseguir peças dimensionalmente perfeitas em condições 'as cast' são, sem dúvida, vias de ação para uma produção 'lean'. Um processo de fabrico mais simples e eficiente, que melhora significativamente o custo e o 'lead time' do fabrico de componentes fundidos.

Entre outros, o desajuste ou 'mismatch' dos moldes é um problema que costuma gerar nos componentes fundidos uma deposição extra de metal sob a forma de 'costuras ou rebarbas', que têm de ser eliminadas através de operações mecânicas no final do processo. Nos casos mais críticos, o desajuste pode gerar defeitos de moldagem como forçamentos ou ruturas, e produzir peças defeituosas.

Para assegurar que as folgas se mantêm ajustadas durante o fabrico do molde e não originam defeitos, é fundamental fazer um controlo exaustivo da máquina de moldagem, assegurando que as variações tanto no comportamento estático (quando está parada), como no comportamento dinâmico (quando a máquina está a funcionar), se mantêm abaixo de certos limites.

A fim de abordar esta problemática, o Centro Tecnológico Azterlan (Durango, Espanha) desenvolveu o sistema DyMetriCS, um controlador de desajuste de moldes portátil para sistemas de moldagem vertical que armazena e analisa as medidas de calibração dos moldes, diagnosticando se a máquina de moldagem precisa de ser reajustada. Composto por um instrumento de medida e um software de controlo e análise desenvolvido pelo próprio Centro, trata-se de uma ferramenta que, de forma simples, permite conhecer em qualquer momento o estado da máquina de moldagem e mantê-la em condições ideais durante todo o processo.

Soluções englobadas pela tecnologia Smart Casting desenvolvida pelo Azterlan
Soluções englobadas pela tecnologia Smart Casting desenvolvida pelo Azterlan.

O sistema DyMetriCS faz parte da tecnologia Smart Casting desenvolvida pelo Centro Azterlan e permite atuar sobre o processo de fundição com uma visão global, abrangendo desde a qualidade do metal ou a otimização da conceção dos componentes, moldes e utensílios, até às tecnologias de controlo de processo. Como explica o especialista em tecnologias de fundição de ferro do Azterlan, Aitor Loizaga, “no âmbito das máquinas de moldagem, a tecnologia Smart Casting desdobra-se em diversas soluções que vão desde os parâmetros de desenho das placas modelo, das superfícies de fecho do molde com a peça ou o desenho da posição dos machos, incluindo as fachadas, até ao desenho dos pescoços do massalote”.

Ao fim e ao cabo, “a filosofia subjacente por detrás da tecnologia Smart Casting é poder-se acompanhar as fundições para se produzir o componente perfeito em condições 'as cast'”, explica o especialista, conseguindo-se um processo de produção o mais eficiente possível. “Assim, a tecnologia Smart Casting contempla desde desenvolvimentos tecnologicamente complexos e altamente avançados, como sistemas preditivos de controlo molde a molde baseados em inteligência artificial, até ferramentas inovadoras como o DyMetriCS que, de forma simples, proporcionam valor ao fundidor no dia a dia”.

O controlador de desajuste de moldes portátil DyMetriCS
O controlador de desajuste de moldes portátil DyMetriCS.

REVISTAS

Siga-nosnorelemWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    03/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial