Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Novas brocas de metal duro com geometria de ponta SGL

18/03/2020

A Kennametal está a lançar no mercado uma nova ferramenta de corte de elevado desempenho: a broca de metal duro B21*SGL com refrigeração interna. Projetada para ligas à base de aço inoxidável, níquel e cobalto, a broca B21*SGL com geometria de ponta e revestimento monocamada de AlTiN por PVD patenteados oferece maior produtividade e vida útil mais longa às ferramentas para aplicações nos setores aeroespacial e de energia que exigem uma furação previsível e de elevada produção.

A geometria de ponta da broca B21*SGL apresenta um ângulo de corte com aumento gradual constante...
A geometria de ponta da broca B21*SGL apresenta um ângulo de corte com aumento gradual constante, o que permite a formação suave de aparas e forças de corte reduzidas.

De acordo com a Kennametal, testes realizados por clientes demonstram que a broca B21*SGL supera consistentemente o desempenho de brocas concorrentes, produzindo mais furos em menos tempo, com maior alinhamento e melhor qualidade de superfície.

O novo design elimina virtualmente o aparecimento de lascas na cobertura, defeito que resulta no baixo desempenho das brocas. “A geometria de ponta da nova broca oferece o menor nível de esforço axial do mercado, permitindo uma furação produtiva mesmo com peças de trabalho com geometrias delicadas", disse Frank Martin, gestor de produto na Kennametal.

Um dos problemas com materiais como o aço inoxidável ou o níquel é a tendência de aderirem à ferramenta de corte, resultando em aresta postiça de corte e lascas nos cantos. A geometria de ponta, a aresta de corte polida, a margem de canto de corte negativo e o design de canal que garante bom escoamento de aparas, exclusivos da broca B21*SGL limitam esses efeitos, promovendo a evacuação de aparas e reduzindo as forças de corte. Adicionalmente, com a classe KCMS15 extremamente resistente ao desgaste e com elevado teor de alumínio da Kennametal, o resultado é uma broca que não só produz mais furos por ferramenta, como o faz mais rápida e previsivelmente.

O processo de furação acontece quando a peça já está numa fase adiantada de produção e exige ferramentas fiáveis e precisas...
O processo de furação acontece quando a peça já está numa fase adiantada de produção e exige ferramentas fiáveis e precisas.

"Muitos dos nossos clientes constataram que as ferramentas apresentam uma vida útil duas a seis vezes superior com diversos materiais complexos, mesmo após aumentos de até 50% nos avanços”, disse Martin.

A furação é um processo essencial da maquinação, especialmente para fabricantes de turbinas. Como habitualmente os trabalhos de furação acontecem perto do final do ciclo de produção, quando as peças de trabalho estão num valor máximo, uma broca deteriorada pode danificar ou mesmo destruir componentes que valem dezenas de milhares de euros.

“Esta nova broca de metal duro trará muito valor a todos os que precisem de fazer um grande número de furos em Inconel, titânio, aços inoxidáveis da série PH e outras superligas resistentes ao calor. É especialmente relevante para fabricantes do setor aeroespacial dada a tremenda pressão para acelerar a produção do programa do motor LEAP para aeronaves”, declarou Matthieu Guillon, gestor de grandes contas, setor aeroespacial.

A geometria de ponta da broca B21*SGL apresenta margem externa projetada para evitar o desgaste, bem como um ângulo de corte com aumento gradual constante, o que permite a formação suave de aparas e forças de corte reduzidas.

A nova broca está disponível em vários tamanhos com medidas imperiais e métricas e com profundidades de furo até 8xD.

A broca de metal duro B21*SGL da Kennametal está disponível em vários tamanhos com medidas imperiais e métricas e com profundidades de furo até 8xD...
A broca de metal duro B21*SGL da Kennametal está disponível em vários tamanhos com medidas imperiais e métricas e com profundidades de furo até 8xD.

REVISTAS

norelemExponor - Feira Internacional do PortoSiga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial