Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
O sistema conecta os compradores a uma rede global de fornecedores, com a finalidade de agilizar os processos de compra e de engenharia, fomentar a colaboração e potenciar o fluxo de trabalho

Siemens lança Rede de Fabricação Aditiva

05/02/2020

Depois de levar a cabo diversos projetos-piloto com a colaboração de clientes e parceiros como a Decathlon, HP e Materialise, a Siemens Digital Industries Software anunciou o lançamento oficial e disponibilidade geral da sua Rede de Fabrico Aditivo (FA). Trata-se de uma avançada solução baseada na nuvem que fomenta a colaboração e coordenação de processos entre engenheiros e fornecedores de peças impressas em 3D. Através de um processo digital integral, que liga a procura de peças com uma rede de fornecedores, é possível distribuir a fabricação a nível global.

Imagen

A Rede de FA da Siemens foi concebida para empresas, fornecedores e parceiros que pretendem acelerar a adoção de FA nos processos e aplicações industriais. Digitaliza o processo da encomenda até à entrega, alinhando os processos comercial e de engenharia para obter protótipos funcionais e peças de produção em série de FA de alta qualidade. O sistema liga compradores a uma rede global de fornecedores, o que simplifica o processo, promove a colaboração e o envolvimento e organiza o fluxo de trabalho para aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais. Como parte do conjunto de soluções de Software como Serviço (SaaS) da Siemens, a Rede de FA satisfaz os mais exigentes requisitos regulamentares, de segurança e de disponibilidade.

“Os peritos de fabrico aditivo da Siemens e veteranos da indústria desenvolveram a rede de fabrico aditivo com base numa clara perceção das complexidades e necessidades da indústria, incentivados por uma sincera paixão de promoção da adoção de FA no domínio industrial”, afirmou Zvi Feuer, Vice-Presidente Sénior de Engenharia de Fabrico na Siemens Digital Industries Software. "À medida que compradores, vendedores e parceiros continuam a ligar-se ao ecossistema, irão encontrar uma solução otimizada e modular que pode crescer segundo as necessidades individuais de cada empresa."

Os primeiros adeptos já se estão a consciencializar dos benefícios da Rede de FA. A Decathlon, o maior retalhista de artigos de desporto do mundo com mais de 1500 lojas em 49 países, utiliza a Rede de FA para gerir o seu processo de encomenda de Fabrico Aditivo e controlar o progresso da produção como parte da sua estratégia para aumentar a utilização da impressão 3D globalmente e acelerar a produção, mantendo simultaneamente elevados padrões de qualidade. Na Siemens Gas & Power, a Rede de FA está a ajudar a empresa a ser mais ágil e a responder a solicitações em tempo real, com vista a ajudar a assegurar que os clientes obtêm exatamente o que encomendaram, atempadamente.

“Confiamos plenamente na Rede de FA para nos ajudar a viabilizar um fluxo de informação estável entre as várias funções na organização”, afirmou Andreas Graichen, Gestor do Grupo, Industrialização e Digitalização FA, Siemens Power & Gas, Serviço de Energia Distribuída. “Irá também permitir ligar-nos eficazmente aos nossos clientes externos, proporcionando simultaneamente uma visão detalhada dos custos e tempo de produção do início ao fim.”

Expansão da Aliança Industrial Estratégica

No início deste ano, a Siemens e a HP continuaram a construir a sua aliança estratégica de longa data com a introdução de uma solução conjunta de fabrico aditivo direcionada para a indústria automóvel e para outros mercados industriais importantes. A parceria está a expandir-se com a integração da avançada tecnologia de impressão 3D da HP na Rede de FA da Siemens e com a adição de parceiros da Rede de Fabrico Digital da HP na Rede de FA da Siemens. A Rede de Fabrico Digital da HP é uma comunidade global de prestadores de serviços de fabrico digital com capacidades para ajudar a projetar, produzir e fornecer peças metálicas e plásticas finais de alta qualidade à escala, alavancando as soluções de impressão 3D Multi Jet Fusion e Metal Jet da HP.

“A Siemens e a HP partilham um objetivo coletivo para ajudarem a acelerar a jornada dos clientes rumo ao fabrico digital”, afirmou Rob Mesaros, Diretor Global de Serviços e Alianças, Fabrico Digital e Impressão 3D da HP. “Adicionar os parceiros de produção de plástico Multi Jet Fusion Solutions da HP e Rede de Fabrico Digital da HP à Rede de FA da Siemens é um forte incentivo para os clientes que procuram utilizar impressão 3D na produção industrial.”

“Acreditamos que a colaboração entre os líderes da indústria de FA é crucial. Aumenta a adoção da impressão 3D e apoia as empresas na sua transformação digital”, afirmou Ben Cassiman, Gestor Global de Parcerias Fundamentais na Materialise. “Enquanto membro da Rede de Fabrico Digital da HP e enquanto fornecedor que junta à comunidade de Fornecedores da Rede de FA da Siemens, estamos a expandir as nossas parcerias bem-sucedidas com a Siemens e a HP, fazendo avançar a produção em série e a personalização em massa de FA.”

A Rede de Fabrico Aditivo representa mais uma forma através da qual a Siemens está a viabilizar o acesso à mais recente tecnologia e conhecimento, com vista a simplificar aos clientes a adoção do fabrico aditivo industrial, transformando digitalmente as operações comerciais. A Siemens apresentou a solução completa na Formnext 2019, destacando funcionalidades como o Inventário digital, análise de peças, processo RFQ, rede de fornecedor, análise de custos, aceitação de encomendas, comunicação com o cliente, acompanhamento e agendamento da produção e análise de dados, painéis e relatórios.

A Rede de FA da Siemens encontra-se agora disponível mundialmente para registo. Para saber mais sobre esta valência, clique aqui.

REVISTAS

Exponor - Feira Internacional do PortonorelemSiga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial