Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Nasceu o primeiro hub de robótica colaborativa do mundo

O Instalador27/11/2019
Localizado em Barcelona, o novo centro tem como objetivo impulsionar a automação colaborativa no sul da Europa.
Imagen

Barcelona está a tornar-se um polo de inovação em automação colaborativa no sul da Europa. Duas das grandes referências neste setor, a Universal Robots e a MiR (Mobile Industrial Robots), estabeleceram uma parceria para criar o primeiro hub mundial dedicado à robótica colaborativa na capital catalã.

Situado no 22@, o distrito tecnológico da cidade, o novo centro ocupa uma área de 1500 m2, e acolhe os escritórios de cada uma das empresas, onde trabalham cerca de 30 pessoas, e um showroom conjunto para exposição das mais recentes tecnologias e aplicações para robôs colaborativos (cobots).

As instalações foram concebidas como espaço de inspiração para inovar em robôs colaborativos e robôs móveis, dispondo também de um centro de formação, com vista a gerar sinergias entre developers, distribuidores e fabricantes.
Fundadas em Odense (Dinamarca), a Universal Robots e a MiR são duas das maiores empresas de robótica colaborativa daquela cidade dinamarquesa que é conhecida como a “Silicon Valley” da robótica.
Jürgen von Hollen, presidente da Universal Robots, explicou que a escolha da capital catalã responde a uma decisão estratégica. “Optámos por Barcelona porque nos dá acesso a recursos qualificados, capacidade para atrair talento de todo o mundo, uma atividade empresarial vibrante e boas infraestruturas”.
Thomas Visti, CEO da MiR, destacou: “Este centro de robótica colaborativa vai aproximar-nos ainda mais do mercado do sul da Europa e permitir-nos partilhar as últimas tecnologias. Esta é uma excelente oportunidade para nós, já que se trata de um mercado com grande potencial, onde vemos cada vez mais empresas de todas as áreas da indústria interessadas em otimizar processos com robôs colaborativos para se manterem competitivas”.
No hub de robótica colaborativa, a Universal Robots disponibilizará a sua experiência enquanto fabricante líder mundial de cobots, com mais de 39.000 unidades vendidas. Os cobots libertam os trabalhadores de todos os tipos de tarefas repetitivas e perigosas para tarefas que exigem competências humanas enquanto oferecem elevada precisão e competitividade aos processos industriais.

Por sua vez, a MiR vai fornecer a sua experiência enquanto pioneira e líder em robôs móveis colaborativos para soluções de transporte interno em fábricas, centros de logística e no setor da saúde.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial