Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Os novos produtos proporcionam menos etapas nos processos, redução do consumo e rotulagem sem toxicidade

Henkel disponibiliza tratamento de superfícies sustentável e rentável para processadores de alumínio

27/11/2019
Como parte do seu compromisso para uma maior sustentabilidade e rentabilidade no pré-tratamento de metais, a Henkel otimiza de forma contínua as suas soluções de revestimentos por conversão para processadores de alumínio. Os novos produtos Bonderite para decapagem, passivação e proteção anticorrosão, em conformidade com a norma REACH, são isentos de crómio, permitem retirar a rotulagem de toxicidade, e reduzem a pegada de carbono do utilizador graças ao menor número de etapas do processo. Além disso, permitem reduzir significativamente o consumo de produto e de água.
As últimas novidades incluem três produtos desenvolvidos especialmente para uma ampla gama de novas aplicações de alumínio em setores que vão desde o...
As últimas novidades incluem três produtos desenvolvidos especialmente para uma ampla gama de novas aplicações de alumínio em setores que vão desde o aeroespacial, automobilístico e ferroviário até à arquitetura, à agricultura, mobiliário e iluminação.

Nos seus esforços para substituir os compostos de crómio hexavalente (Cr VI) no tratamento de superfícies de metal, há muitos anos que a Henkel começou a desenvolver tecnologias alternativas. Atualmente, a empresa oferece uma vasta carteira de produtos de conversão de alta qualidade. Além disso, tem-se focado em reduzir a complexidade dos processos de conversão, minimizando o número de etapas necessárias para realizar o processo.

“Existe uma procura cada vez maior de peças de alumínio em vários mercados, e principalmente no da eletromobilidade ou da arquitetura”, afirma Raúl Hernández, Business Development Manager Functional Coatings Western Europe, da Henkel. “Ao mesmo tempo, as superfícies de alumínio cada vez tentam reduzir mais o impacte ambiental dos seus processos e produtos. As nossas inovadoras tecnologias de pré-tratamento de superfícies combinam uns resultados de conversão superiores com a melhor sustentabilidade na sua classe”.

Raúl Hernández, Business Development Manager Functional Coatings Western Europe da Henkel
Raúl Hernández, Business Development Manager Functional Coatings Western Europe da Henkel.

Essencialmente, as últimas novidades que importa destacar nesta área incluem os três produtos seguintes: Bonderite C-IC 65001, Bonderite M-NT 2040 R9 e Bonderite M-NT 65000, desenvolvidos especialmente para uma ampla gama de novas aplicações de alumínio em setores que vão desde o aeroespacial, automobilístico e ferroviário até à arquitetura, à agricultura, mobiliário e iluminação. Os três produtos proporcionam um processo muito robusto e seguro, cumprem as especificações fundamentais do setor, como a Qualicoat e a GSB para peças de alumínio arquitetónicas, e são considerados como a opção mais sustentável do mercado.

• O Bonderite C-IC 65001 colmata uma lacuna na oferta de produtos para decapagem, desengorduramento e/ou neutralização de superfícies de alumínio antes do revestimento. Enquanto havia um produto monocomponente com rotulagem sobre tóxicos e uma solução bicomponente não tóxica disponíveis, um número cada vez maior de clientes procuravam uma alternativa monocomponente adequada que permitisse um processo melhor em termos de saúde e segurança e com um desempenho comparável. A nova fórmula do Bonderite C-IC 65001 da Henkel proporciona o melhor de dois mundos: um produto monocomponente com rótulo sem indicação de tóxicos com as mesmas propriedades de formação de banho, tempo de tratamento e velocidade de decapagem que os produtos existentes, proporcionando uma solução eficaz. Para além de minimizar os riscos para os operários e facilitar tanto o transporte como o armazenamento, a nova fórmula proporciona velocidades de decapagem elevadas e estáveis, inclusivamente com alumínio dissolvido até 6 g/L, e permite reduzir o consumo em cerca de 50 por cento comparativamente ao produto monocomponente anterior.

• O Bonderite M-NT 2040 R9 é o tratamento de conversão sem crómio e com rótulo sem indicação de tóxicos da Henkel alternativo aos processos de cromagem amarela e verde, dado que as conversões para este produto não requerem qualquer modificação na linha de pré-tratamento. Além disso, permite aos utilizadores combinar a decapagem, o desengorduramento e a passivação num mesmo passo, pelo que minimiza o número requerido de banhos do processo e de lavagens, assim como a duração do pré-tratamento. Nalguns casos, o típico enxaguamento desionizado antes da passagem de conversão pode ser substituído por um enxaguamento com água da rede convencional.

Em combinação com um surfactante, o Bonderite M-NT 2040 R9 pode ser utilizado como produto de desengorduramento, decapagem e passivação, permitindo poupar deste modo um passo de limpeza separado. Cria uma fina película sobre os substratos, o que é ideal para o revestimento posterior ou confere aos componentes de alumínio não revestidos uma resistência duradoura da superfície, dando-lhe excelentes propriedades de soldadura e união adesiva, inclusivamente após meses de armazenamento. A tecnologia foi progredindo de forma contínua durante os últimos anos, resultando em reduções significativas quanto ao custo energético, consumo de água e tratamento de águas residuais. Além do mais, também é adequado para linhas multimetal.

• O Bonderite M-NT 65000 foi inicialmente desenvolvido para componentes de liga de alumínio para o setor aeroespacial e estabelece novos parâmetros de referência para a proteção anticorrosão, aderência de tinta e baixa resistência a contactos elétricos. Como produto de conversão em conformidade com a norma REACH, rotulado como não tóxico e isento de crómio hexavalente, proporciona uma alternativa prática, eficaz e sustentável aos processos de tratamento de superfície baseados no crómio VI.

O Bonderite M-NT 65000 pode ser utilizado com equipamentos standard, não requer filtragem nem pós-tratamento. Para além de excelentes resultados de proteção anticorrosão, também cria uma camada de conversão visível para facilitar os controlos de qualidade.

“Em todos os nossos desenvolvimentos de revestimentos de conversão de alumínio, esforçamo-nos por maximizar tanto a eficácia como a sustentabilidade do processo para os nossos clientes”, acrescenta Hernández. “Para concluir, o enfoque da Henkel é tão simples como exigente: eliminar o crómio hexavalente e qualquer outra substância de alto risco para eliminar a necessidade de rótulos sobre toxicidade e melhorar as condições de trabalho; consolidar o processo para reduzir a pegada de carbono, o consumo de água e o tratamento de águas residuais; e implementar todos estes objetivos sem comprometer o desempenho. Os novos produtos mostram que se pode fazer enfrentando em simultâneo aspetos relativos a custos e melhorando a qualidade da peça final”.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial