Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Esta nova abordagem à prototipagem de carroçarias amplas esteve em exposição na feira Sema 2019, que decorreu em Las Vegas entre 5 e 8 de novembro.

Massivit 3D apresenta o primeiro kit de carroçaria larga impresso em 3D

Redação22/11/2019

A Massivit 3D Printing Technologies, fornecedora de soluções de impressão 3D de grande formato, e a Streetfighter LA, especializada na produção de kits de carroçaria larga e peças auto, exibiram a sua capacidade para fabricar protótipos de peças de grandes dimensões com o lançamento do 'Streethunter Designs 2020 Supra MK5 Wide Body Kit' na Sema 2019.

O ‘Streethunter Designs 2020 Supra MK5 Wide Body Kit’ esteve em exposição no hall central da feira Sema 2019
O ‘Streethunter Designs 2020 Supra MK5 Wide Body Kit’ esteve em exposição no hall central da feira Sema 2019

O kit de carroçaria larga de alto desempenho Streethunter Designs foi projetado pela Streetfighter LA, com a colaboração do entusiasta de automóveis TJ Hunt e do designer e renderizador de carros Jon Sibal.

Decididos a encontrar uma solução fiável, de alta tecnologia e de grande formato que pudesse fornecer rapidamente um protótipo de um kit de carroçaria larga de alta qualidade, a Streetfighter LA e TJ Hunt decidiram contactar a BCT Entertainment e aproveitar a sua impressora 3D de grande formato Massivit. Mais de 16 peças foram impressas em 3D, em apenas 64 horas, numa impressora Massivit 1800 Pro 3D, incluindo todos os painéis da carroçaria, o bordo dianteiro e o spoiler traseiro dinâmico. A elevada capacidade dimensional da impressora permitiu imprimir, inclusive, o bordo dianteiro e o spoiler traseiro numa única peça com 1.524 metros de comprimento.

A velocidade de impressão e a capacidade de produção de protótipos em grande escala, eliminando a necessidade de montagem de múltiplas peças pequenas, foram fatores decisivos na escolha da tecnologia Massivit 3D. Desta forma, o fluxo de trabalho, do design ao CAD, à impressão 3D e ao lançamento do protótipo, torna-se muito mais rápido do que em qualquer outro método tradicional de prototipagem de automóveis, como os baseados em papelão, argila ou espuma. A disponibilidade de duas cabeças de impressão nas soluções de impressão 3D da Massivit permite a produção paralela de duas peças protótipo e, em termos de design e processo de desenvolvimento, podem criar-se múltiplas iterações de forma rápida e fácil, o que significa uma redução significativa no tempo de colocação no mercado. Além disso, a impressão digital 3D permite a fabricação de peças precisas e simétricas.

O kit é composto por 16 peças, impressas em apenas 64 horas
O kit é composto por 16 peças, impressas em apenas 64 horas.

Lee e Dylan Coleman, proprietários e fundadores da Streetfighter LA, conheceram a Massivit 3D em meados de 2019, através da Sema Garage, e rapidamente iniciaram uma relação de colaboração para desenvolver protótipos rápidos de peças de alto desempenho para a BMW.

"Estabelecemos, em agosto de 2019, uma parceria com TJ Hunt no projeto Supra MK5 Sema 2020 e precisávamos de uma solução ultrarrápida para realizar o nosso projeto de colaboração mútua com Jon Sibal. A Massivit 3D e a BCT Entertainment deram um passo em frente e sugeriram que usássemos a sua tecnologia de impressão 3D para imprimir este projeto e testar a instalação no carro em pouco mais de uma semana”, disse Lee Coleman.

Em relação a esta colaboração, TJ Hunt comentou: “Não queria fazer um kit que assumisse a forma do carro e o fizesse parecer outra coisa. Eu gosto de kits que encontram uma maneira de ramificar o corpo original do carro e torná-lo único por si só. Existem 16 peças no kit e, num tão curto espaço de tempo, não teria sido possível fazê-lo sem a impressora 3D. Esta tecnologia é uma grande inovação e, na minha opinião, no futuro será cada vez mais usada pela indústria”.

Kevin Sykes, presidente da norte-americana Massivit 3D, acrescentou: "A Massivit 3D está a redefinir o processo e a velocidade de prototipagem de peças de carroçaria larga e está muito satisfeita com esta parceria. Numa área em que tudo depende do tempo de chegada ao mercado, a Massivit 3D permite que os designers passem do conceito ao fabrico em apenas alguns dias, em vez de semanas, por uma fração do custo. Como benefício adicional, é possível testar múltiplas iterações antes da fabricação do molde final, com a consequente economia em custos com ferramentas e redução do tempo de chegada ao mercado”.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial