Moldplas 2019: Pavilhão 1, stand B01
A Cheto, fabricante de máquinas de furação profunda e fresagem, tem vindo a desenvolver soluções para a automatização de processos, nomeadamente, um ATC para mudança automática de brocas canhão e um pacote de software desenhado para economizar tempo e aumentar a eficiência do processo produtivo. Estes são apenas alguns dos destaques da empresa na Moldplas 2019, onde também estará exposta a máquina SiC650, o modelo mais recente da marca.
Graças ao ATC de brocas canhão, a Cheto dá mais um passo no sentido da automatização do processo de furação profunda.
Dependendo das ferramentas e máquinas utilizadas, a furação profunda pode ser um processo muito moroso. Para dar resposta a este desafio, a Cheto desenvolveu novas máquinas, com taxas de avanço aumentadas, graças às quais é possível economizar tempo valioso para o processo geral de produção. Aliás, toda a linha de produtos da Cheto está configurada para apoiar os clientes na redução dos custos de produção e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência em todo o processo, o que se reflete em prazos de entrega mais curtos.
No ano passado, a Cheto deu mais um passo na direção da produção automatizada ao lançar um ATC (Automatic Tool Changer), para mudança automática de brocas canhão (com patente pendente), que permite ao utilizador mudar automaticamente do processo de furação para a fresagem, nas máquinas da marca. Antes de começar o trabalho, o operador pode colocar a peça sobre a mesa e equipar as ferramentas de furação. O ATC permite equipar até 250 ferramentas de fresagem e até cinco brocas canhão. De seguida, a máquina pode fresar e furar de forma automatizada, sem que o operador tenha de mudar de um modo para outro.
O software patenteado desenvolvido pela Cheto abrange uma variedade de opções de controlo: torque, avanço, pressão e caudal de emulsão/óleo, além de vibração. Assim como outros produtos Cheto, o software procura aumentar a eficiência e a economia de custos.
O software analisa e avalia os processos. De seguida, identifica interseções e variações e ajusta automaticamente os parâmetros de furação, permitindo assim um processo de produção contínuo, ao mesmo tempo que protege a vida útil da ferramenta.
A Cheto foi criada em 2009 com o propósito de desenvolver um protótipo para um centro de maquinação multitarefa. O núcleo do projeto era composto por uma equipa com vários anos de experiência na fabricação de moldes. Desde então, a empresa especializou-se no desenvolvimento de processos otimizados com máquinas que executam várias operações ao mesmo tempo. Hoje, as máquinas Cheto estão presentes em quatro continentes e a empresa é já reconhecida como um fornecedor internacional de máquinas-ferramenta de furação profunda que procura constantemente dar resposta às mais exigentes necessidades do mercado.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa