Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Centro de maquinação C 22 UP da Hermle com trocador de paletes para o fabrico de ferramentas

A maquinação automatizada de matrizes aumenta a capacidade de fabrico

19/09/2019

Com a sua estratégia de uniformização e o centro de maquinação C 22 UP da Hermle, a divisão de ferramentas e moldes do grupo WMF racionaliza o seu fabrico de matrizes e ferramentas e abre as portas a novos serviços para clientes externos.

A fábrica de artigos metálicos Straub & Schweize, predecessora do grupo WMF, foi fundada em 1853 e pertence, desde 2016, ao grupo francês SEB. Atualmente é conhecida pelos seus excelentes produtos de cutelaria. Só na central de Geislingen e na unidade de produção perto de Hayingen trabalham mais de 2200 funcionários no desenvolvimento e produção de artigos para cozinha e facas de alta qualidade.

O operador Günter Schulz diante do centro de maquinação de 5 eixos C 22 UP da Hermle na oficina de ferramentas e moldes do grupo WMF GmbH...
O operador Günter Schulz diante do centro de maquinação de 5 eixos C 22 UP da Hermle na oficina de ferramentas e moldes do grupo WMF GmbH.

Muitos destes produtos continuam a ser fabricados da forma tradicional, ou seja, pela deformação primária e secundária da chapa metálica em bruto. O grupo WMF fabrica a maior parte das ferramentas necessárias na sua oficina interna de ferramentas, em Geislingen. “Para cerca de 30 modelos diferentes de facas utilizamos entre 100 e 150 matrizes, compostas, por sua vez, por um punção superior e por uma matriz inferior de aço moldado a quente e temperado”, explica Hans Brühl, mecânico de fabrico de peças e ferramentas na WMF. Para obterem uma elevada reprodutibilidade e qualidade das facas, os fabricantes de matrizes têm de as retocar em cerca de 3000 cursos. Este processo envolve a fresagem precisa dos contornos, em material de 0,5 milímetros, operação esta que pode ser repetida nas matrizes até 15 vezes. Brühl conta-nos como se trabalhava no início: “antes fazíamos todos os trabalhos de fresagem e acabamento final numa fresadora de maquinação a alta velocidade. Nessa máquina só cabiam duas matrizes que tinham de ser retocadas sucessivamente e em vários ciclos de fixação. Com o aumento da produção, foi necessário aumentar o número de matrizes, o que muitas vezes não era possível.”

O trocador de paletes PW 150 do centro de maquinação C 22 UP...

O trocador de paletes PW 150 do centro de maquinação C 22 UP. Em primeiro plano aparece o posto de preparação rotativo para carregar as peças nas paletes ou porta-peças, ou para retirar as peças acabadas.

Condição solicitada: superfícies de excelente qualidade no menor tempo possível

Num processo de avaliação, o centro de maquinação de 5 eixos C 22 UP da Hermle superou os testes efetuados, que consistiram em medir a exatidão dos contornos, a precisão e qualidade das superfícies e a redução considerável do tempo de maquinação ao voltar a prensar. O desenvolvimento de um processo de maquinação em colaboração com a Hermle produziu resultados extraordinários: não só foi possível obter a precisão de contornos e a qualidade de superfícies de reprodutibilidade exata desejadas, como o tempo de maquinação foi consideravelmente reduzido.

Vista de cima do armazém com oito compartimentos para o trocador PW 150, que tem capacidade para onze paletes...
Vista de cima do armazém com oito compartimentos para o trocador PW 150, que tem capacidade para onze paletes: oito no armazém, duas no trocador (parte superior direita) e uma na máquina.

Graças ao equipamento do centro de maquinação C 22 UP com o trocador de paletes PW 150 com capacidade para 11 paletes, agora é possível efetuar os retoques nas matrizes de forma totalmente automatizada, isto é, também à noite e ao fim de semana. Resumindo, existe agora uma maior capacidade para aceitar encomendas internas e externas de maquinação.

Espaço de trabalho do centro de maquinação C 22 UP com a mesa circular orientável de 320 mm de diâmetro (eixos A e C) para a maquinação completa...
Espaço de trabalho do centro de maquinação C 22 UP com a mesa circular orientável de 320 mm de diâmetro (eixos A e C) para a maquinação completa simultânea de 5 eixos de componentes de ferramentas num único ciclo de fixação. Ladillo> O dobro da velocidade

O novo grau de produtividade atingido na oficina de ferramentas e moldes do grupo WMF deve-se, por um lado, à uniformização das matrizes e, por outro, a um sistema de fixação de paletes ou de peças de desenvolvimento próprio, com aparafusamento quádruplo direto sobre a palete. Além disso, a automatização proporcionada pelo trocador de paletes PW 150 contribui significativamente para a melhoria da eficácia na maquinação. Axel Spadinger, diretor de Engenharia de Ferramentas e Fabrico do grupo WMF GmbH resume: "em cada prensagem dos pares de matriz, reduzimos o tempo de maquinação para metade, no mínimo.

Uma matriz de forjamento (um punção superior e uma matriz inferior)...
Uma matriz de forjamento (um punção superior e uma matriz inferior). À esquerda, fixa-se uma palete diretamente sem placa adaptadora, através de dois passadores e quatro parafusos. À direita, em forma de matriz terminada.

Como estes processos são realizados principalmente nos turnos da noite ou do fim de semana, aproveitamos o centro de maquinação C 22 UP com toda a flexibilidade durante o dia, para todas as maquinações necessárias. Em conjunto com os nossos conhecimentos técnicos de construção de matrizes e moldes, temos a capacidade técnica para satisfazer as necessidades de clientes externos, cumprindo os prazos de entrega."

Da esquerda para a direita, Axel Spadinger, diretor de Engenharia de Ferramentas e Fabrico, Hans Brühl...
Da esquerda para a direita, Axel Spadinger, diretor de Engenharia de Ferramentas e Fabrico, Hans Brühl, mecânico de fabrico de peças e ferramentas e Günter Schulz, operador, na oficina de ferramentas e moldes do grupo WMF GmbH em Geislingen/Steige (Suíça).

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial