Renishaw facilita a compensação volumétrica com o novo software Compensate

10/09/2019

A Renishaw lançou o Compensate, um novo módulo para o pacote de software integrado CARTO. Os utilizadores do calibrador multi-eixo XM-60 podem agora usar este software para aplicar a compensação volumétrica em máquinas-ferramentas, através de um processo rápido e fácil.

foto
O módulo Compensate pode ser utilizado no calibrador multi-eixo XM60, projetado para medição direta de erros em seis graus de liberdade (erro linear, retilinidade vertical e horizontal, inclinação, rotação e torneamento).

Nas máquinas-ferramentas novas é comum acontecerem erros de posicionamento em diferentes graus de liberdade, que variam ao longo do volume de trabalho. Durante a vida útil do equipamento, é natural que o desempenho da máquina se degrade devido ao desgaste mecânico. Isto muitas vezes dificulta a obtenção das tolerâncias necessárias, aumentando assim a quantidade de desperdício. Quando recorremos à compensação volumétrica, o controlo da máquina-ferramenta aplica automaticamente uma correção para reduzir estes erros. Este processo é bastante rápido: os dados de calibração são capturados no calibrador XM-60 e, automaticamente, é gerada uma tabela de compensação volumétrica no Compensar. O resultado é um desempenho consistente em todo o ambiente de trabalho.

O XM-60 estabeleceu-se como a solução para a medição direta de erros em seis graus de liberdade (erro linear, retilinidade vertical e horizontal, inclinação, rotação e torneamento) nos eixos de uma máquina-ferramenta. Os seis graus de liberdade são medidos simultaneamente, enquanto a deteção automática de direções de falha evita erros no processamento de dados. A medição não depende da gravidade, pelo que pode ser utilizada para medir os eixos X, Y ou Z mesmo em movimento diagonal. Devido a todas estas características, o calibrador XM-60 é a solução perfeita para compensação volumétrica.

O módulo Compensate é compatível com os controladores Siemens 840D Solution Line, que tenham a opção VCS da Siemens instalada (A3, A5 ou A5 plus). Estão em desenvolvimento suportes para outros controladores.

Jaba traducción técnica espcializada

intermetal.pt

InterMETAL - informação para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial