Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
O evento vem reforçar a proximidade da marca ao mercado nacional

Open house da Fanuc revela soluções completas para a fábrica do futuro

Luísa Santos22/07/2019

A Fanuc organizou, no início de junho, um ‘open house’ nas suas instalações em Vila do Conde. Durante três dias, cerca de centena e meia de visitantes tiveram oportunidade de conhecer as novidades da multinacional japonesa nas áreas da robótica, robótica colaborativa, da maquinação e da eletroerosão por fio. Os interessados puderam ainda saber mais sobre as soluções de CNC Fanuc e perceber como funciona o software MT-Linki. O último dia foi exclusivamente dedicado à visita de escolas e universidades.

Durante o evento, estiveram em exibição duas versões do centro de maquinação Robodrill

Durante o evento, estiveram em exibição duas versões do centro de maquinação Robodrill.

Este ‘open house’ faz parte do calendário de eventos da FANUC Iberia, cuja estratégia passa por abrir regularmente as suas portas, de forma a dar a conhecer as novidades da marca e a estar mais perto dos clientes e de todos os interessados. No caso particular da sucursal portuguesa, o principal objetivo é reforçar a proximidade com o mercado nacional. Segundo César Neto, coordenador de marketing da Fanuc Iberia, “estar perto do cliente, de forma a assegurar um apoio e assistência a todos os níveis rápidos e eficazes, é um ponto estratégico essencial para a empresa. “Este evento, além de ser uma excelente oportunidade para apresentar os nossos produtos e serviços, bem como esclarecer quaisquer dúvidas técnicas que os clientes possam ter acerca dos novos equipamentos, é também uma forma de lembrarmos que temos um escritório e uma equipa em Portugal e que, sempre que necessário, temos uma equipa comercial e de técnicos portugueses para dar uma resposta célere e eficiente a qualquer pedido por parte dos clientes nacionais”, frisou.

César Neto, coordenador de marketing da Fanuc Ibéria

César Neto, coordenador de marketing da Fanuc Ibéria.

A atual estratégia da Fanuc prevê também o estreitamento do relacionamento com escolas, centros de formação e universidades, o que levou a empresa a reservar o último dia do evento para receber alunos de várias instituições de ensino nacionais. No total, 46 estudantes e 12 professores visitaram as instalações da multinacional para aprender mais sobre automação industrial.

Robôs, máquinas e controladores – três áreas complementares em exibição

Durante o evento, estiveram em demonstração dois robôs colaborativos: o CR-15iA com sistema de visão artificial fixa Fanuc iRvision 3DV400, para aplicações de BinPicking, e o CR-4iA, o mais pequeno de todos os robôs colaborativos, ideal para espaços apertados, equipado com sistema ‘Hand Guidance’ (guiado manual), bem como o primeiro robô SCARA da Fanuc, o SR-3iA, perfeito para operações de ‘pick-and-place’ graças à sua rapidez e precisão de movimentos. Ainda na área da robótica, foi possível assistir à performance do LR Mate 200iD/7L, numa aplicação de carga e descarga de Robodrill.

No que diz respeito às soluções de maquinação, a Fanuc trouxe para este ‘open house’ dois centros Robodrill: o Robodrill a-D21iB5 de maior dimensão (L) e o Robodrill a-D21iB5 ADV (M), com extensão extra no eixo Z, ambos configurados com 5 eixos e com aplicações de capacidade de arranque em material inoxidável e aço endurecido (com árvore de torque elevado).

O Robodrill a-D21iB5, versão de série, é um multiusos rápido, com várias opções de árvore à escolha, perfeito para aplicações de série. A elevada capacidade de repetição torna este modelo ideal para aplicações como a furação, mandrilagem e roscagem a alta velocidade, nos setores das ferramentas e médico.

Já o Robodrill a-D21iB5 ADV, versão avançada, foi concebido para a maquinação de ponta, a alta velocidade. A elevada precisão e capacidade de repetição fazem dele uma opção válida para ciclos de produção longos, totalmente automatizados. Com um tempo de troca de ferramenta de 0,7 segundos e uma capacidade de manuseamento de ferramentas de 4 kg por etapa, esta versão chega ao mercado como um centro de maquinação vertical rápido e potente, que garante tempos de ciclo especialmente curtos na maioria das operações de maquinação.

O novo sistema de enfiamento automático de fio AWF3, instalado na máquina de eletrorosão por fio Robocut C400iB...

O novo sistema de enfiamento automático de fio AWF3, instalado na máquina de eletrorosão por fio Robocut C400iB, esteve em destaque neste 'open house'.

Em destaque esteve também o novo modelo de eletroerosão por fio Robocut C400iB, equipado com o novíssimo sistema de enfiamento automático de fio AWF3 (Auto Wire Feeding). Segundo a marca, o AWF3 oferece a maior taxa de sucesso no enfiamento automático do mercado. Se o fio não entrar na ranhura de corte, o sistema AWF3 deteta a falha e faz com que o fio vibre até conseguir o enfiamento.

Finalmente, os visitantes ficaram também a conhecer as soluções e sistemas flexíveis de CNC que a Fanuc produz para fabricantes de máquinas e retrofiters e o MT-LINKi: um software que permite monitorizar o desempenho dos diferentes equipamentos da fábrica, desde as máquinas aos robôs, PLCs e outros periféricos, sejam eles Fanuc ou de outras marcas. Além disso, o MT-LINKi pode compilar dados dos equipamentos, recolhidos por sensores, e enviá-los para um programa MES que os irá utilizar para otimizar a produção, preenchendo assim um dos requisitos essenciais da fábrica do futuro.

REVISTAS

norelemWalter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nosExponor - Feira Internacional do Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial