Exportações do setor metalúrgico e metalomecânico atingem valor recorde

18/07/2019

Segundo dados divulgados pela AIMMAP, em março deste ano as indústrias metalúrgicas e metalomecânicas portuguesas exportaram precisamente 1.728 milhões de euros, o que faz deste o melhor resultado mensal de sempre das vendas ao exterior, num crescimento de 10,8% face ao mês homólogo do ano anterior.

Este é já o trigésimo primeiro mês consecutivo em que o valor das exportações ultrapassa o simbólico e relevante número dos mil milhões de euros, reforçando-se assim a tendência de crescimento evidenciada pelo setor nos últimos anos.

Em comparação com o período homólogo, todos os principais mercados de destino registaram crescimentos substanciais: Alemanha (18,3%), Espanha (9,6%) e França (6,7%). O Reino Unido, apesar das incertezas geradas pelo chamado Brexit, continuou a registar uma evolução positiva, com uma subida de 7,1%. No entanto, é de Itália que vem o maior ‘salto’, com as vendas para aquele país a registarem um aumento de cerca de 47% em relação ao mesmo período no ano anterior.

Já no que diz respeito às exportações para fora da Europa, registou-se uma evolução negativa em praticamente todos os mercados relevantes, como os EUA, a China, o Brasil e Angola.

intermetal.pt

InterMETAL - informação para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial