BM9 - InterMETAL
FABRICO ADITIVO 39 logger desenvolvido pela Fagor. Três variáveis são do interesse deste estudo: a velocidade (parâmetro de velocidade medido, Vreal), a posição em cada eixo (parâmetros de coordenadas medidos: PosX e PosY), bem como a função do tempo para cada combinação de precisão no posicionamento. Os parâmetros de aquisição de dados foram os seguintes: • Passo de medição (s): 8 ms • Velocidade programada (v): 20 e 40 mm/s • Precisão (e): 0,04, 0.1, 0.4 y 0.6 (progra- mado através do código de posição Fagor G502 e :X.XX) As velocidades programadas utilizadas para o estudo de movimentos foram selecionadas para ter uma resolução mais elevada nos dados adquiridos e na sua análise subsequente. A Figura 3 mostra o registo do posicionamento nos dois eixos (X e Y) na proximidade do canto (caminho programado para uma parede em L) para as duas velocidades estudadas, utilizando a programação ponto a ponto através de uma interpo- lação linear (G01) entre eles. Verifica-se que, quantomaior o aumento da preci- são do alcance do ponto definido como canto, maior a distância do caminho até ele e, portanto, maior arredondamento apresentará o caminho no canto. Por outro lado, a velocidade também diminui no que diz respeito ao pro- gramado, para maior precisão, e é possível determinar qual a variação em termos percentuais bem como saber, para altas velocidades, quando o controlo de velocidade começa a agir (correção cinemática) e a que poxi- midade do canto está quando isso acontece. Isto permite, tendo em as considerações intrínsecas ao processo de LMD, definir e ajustar a precisão para uma determinada geometria envolvendo mudanças de direção ou esquinas vivas sem interpolação circular. O controlo de velocidade nos motores que movem a mesa nos eixos X e Y nas estações Fagor é considerado adequado, o registo da velocidade real tem pouca variação. Após análise grá- fica do comportamento de velocidade, foi calculada a redução percentual da velocidade para cada posição e comparados os resultados das duas velocidades em estudo, determinando também o tempo de reação durante a correção de velocidade para cada pre- cisão. Na Figura 4 são mostrados mais pormenores sobre como a variação de velocidade ocorre na proximidade do canto. A variação de velocidade em linear e longe do canto ou início/ extremidade da trajetória é estável sem variação apreciável. Ao efetuar os cálculos correspondentes para obter o parâmetro 'd' definido como a distância da curvatura do ponto de canto programado (ou mudança de direção, ver Figura 2), e calculando a queda de velocidade em termos percentuais, bem como o tempo de reação durante o ajuste de velocidade, é possível analisar a precisão da cinemática. A Tabela 1 mostra os valores calculados para a estação Fagor LMD na LORTEK. Precisão geométrica de paredes finas com cantos afiados Para avaliar a influência do parâmetro e :X.XX e a utilização ou não do sistema de controlo de energia a laser durante o processo de deposição, foram fabri- cadas paredes finas (espessura de 1,20 mme uma gota/pista por camada) com diferentes materiais. Posteriormente, procedeu-se à análise da curvatura (raio interno e externo) e qualidade domaterial. Para controlo do processo, utilizou-se um controlo de potência laser de circuito fechado (controlo PID). Pode ver-se na Figura 5 que os melho- res resultados são alcançados com 'e' = 0,40 para uma velocidade de 500 mm/min, com ou sem controlo de potência, uma vez que o fenómeno da acumulação de materiais que ocorre quando a cinética é ajustado com maior precisão de posicionamento (e = 0,04 e 500 mm/min). Figura 3: Registo de posição (eixos X e Y) nas proximidades do canto para diferentes valores de e: X.XX e duas velocidades (v = 20 mm/s e v = 40 mm/s). Figura 3 Registo de posição (eixo X e Y) nas proximid des do canto para diferentes valores de e: X.XX e duas velocidades (v = 20 mm/s e v = 40 mm/s). Por outro lado, a velocidade também diminui no que diz respeito ao programado para maior precisão, e é possível determinar quanto esta variação é em termos percentuais e também saber, para altas velocidades, quando o controlo de velocidade começa a agir (correção cinemática) e em que proximidade ao canto faz. Isto permite, tendo as considerações int ínsecas a processo de MLD definir e ajustar a precisão para uma d terminada geometria envolvendo mudanças de direção ou esquinas vivas sem interpolação circular. O controlo de velocidade nos motores que movem a mesa nos eixos X e Y nas estações FAGOR é considerado adequado, o registo da velocidade real tem pouca variação. Após análise gráfica do comportamento de velocidade, foi calculada a redução percentual da velocidade para cada po içã e comparados os resultados das duas velocidades em estudo, determinando também o tempo de reação durante a correção de velocidade para cada precisão. Na Figura 4 é mostrado mais pormenores sobre como a variação de velocidade ocorre na proximidade do Figura 3 Registo de posição (eixos X e Y) nas proximidades do canto para diferentes valores de e: X.XX e duas velocidades (v = 20 mm/s e v = 40 mm/s). Por outro lado, a velocidade também diminui no que diz respeito ao programado para maior precisão, e é possível determinar quanto esta variação é em termos percentuais e também saber, para altas velocidades, quando o controlo de velocidade começa a agir (correção cinemática) e em que proximidade ao canto faz. Isto permite, tendo as considerações intrínsecas ao processo de MLD definir e ajustar a precisão para uma determinada geometria envolvendo mudanças de direção ou esquinas vivas sem interpolação circular. O controlo de velocidade nos motores que movem a mesa nos eix s X e Y nas estações FAGOR é c nsi erado adequado, o registo da velocidade real tem pouca variação. Após análise gráfica do comportamento de velocidade, foi calculada a redução percentual da velocidade para cada posição e comparados os resultados das duas velocidades em estudo, determinando também o tempo de reação durante a correção de velocidade para cada precisão. Na Figura 4 é mostrado m is pormenores sobre c mo a variação de velocidade oco re na proximida e do
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