BM9 - InterMETAL

27 COMUNICAÇÃO A comunicação prepara o terreno para uma parceria de negócios: ao comunicar, transmitimos os nossos valores e, quando um potencial cliente se identifica com eles, reage com confiança e interesse Silke Buss, diretora da BUSS Comunicação. Em 2022, Portugal será o país parceiro da maior montra da indústria global. visitantes e 6.500 expositores. “A aceita- ção da Hannover Messe Digital excedeu as nossas expetativas. No entanto, tor- nou-se claro que uma feira comercial digital não substitui a magia de um evento físico”, concluiu o responsável e apontou para as conversas técnicas e experiências práticas nos stands. “O relacionamento interpessoal faz falta”. Jochen Köckler sublinha a importân- cia da comunicação. A comunicação prepara o terreno de uma parceria de negócios, já que, ao comunicar, transmitimos os nossos valores. E, quando um potencial cliente se iden- tifica com eles, reage com confiança e interesse. É em segundos que se decide se uma porta se abre ou se fecha. A comunicação abrange toda a apresentação da empresa – a visual, a oral, a escrita – ou seja: o stand, os/ as representantes da empresa e a sua maneira de comunicar (verbal, não verbal e comportamental), os dos- siês de imprensa, os vídeos, as fotos e os textos de apresentação, a publi- cidade e muito mais. A comunicação está em tudo e determina o sucesso. Por isso, a parceria com uma agên- cia de comunicação pode maximizar o investimento na feira de Hanôver. É fundamental escolher uma agên- cia de comunicação que conheça as necessidades e expetativas dos visi- tantes e que esteja familiarizada com a sua cultura. SETENTA POR CENTO DO PÚBLICO DA HANNOVER MESSE É ALEMÃO Excelência, rigor, fiabilidade, responsa- bilidade, pontualidade e planeamento: eis alguns valores-chave alemães. É através deles que se conseguempuxar os gatilhos do interesse e da confiança e, por isso, é essencial espelhá-los na apresentação de uma empresa, seja em texto, vídeo, fotos ou presencial- mente. E mais: Tudo tem de ser claro, conciso e coerente. E é assim que se conquistam parceiros alemães. Um bom planeamento também é essen- cial. Os média alemães costumam dar destaque à feira de Hanôver durante os seis meses anteriores – uma excelente oportunidade para os expositores se anteciparem, distinguirem e darem a conhecer. A BUSS Comunicação, sediada em Torres Vedras, conta com uma equipa luso-alemã com20 anos de experiência a estabelecer a ligação entre as indús- trias portuguesas e alemãs, através de serviços de comunicação, coaching e marketing em português, alemão e inglês. Na comunicação comos média alemães, a empresa colabora com agências parceiras em Hamburgo e Frankfurt. n

RkJQdWJsaXNoZXIy Njg1MjYx