BM8 - InterMetal

51 FABRICAÇÃO ADITIVA No caso da fabricação de peças para a indústria da aeronáutica/aeroespacial e automóvel, o principal desafio é trans- formar uma peça maciça numa peça mais leve, ergonómica e resistente. Isto é possível não só tendo em conta a escolha de materiais leves (compó- sitos de fibra de carbono, titânio ou alumínio), como também através da otimização topológica. Este método consiste emcolocar o desenho da peça no software, indicar quais os pontos de constrangimento, ou seja, os pon- tos que não podem ser alterados, e é calculado a melhor distribuição de material, redesenhando a geometria e reduzindo o material. Isto possibilita uma redução de peso e volume, logo aumenta a performance e resistên- cia mecânica. A tomografia é outro método essencial, aplicado mais na indústria aeronáutica, que serve para garantir que a peça não tem fissuras internas ou outras falhas. Na indústria automóvel, a engenharia inversa é um sistema eficaz na pro- dução de componentes mecânicos, principalmente na criação ou reparação de peças descontinuadas. Trata-se de um processo em que o objeto físico é convertido em formato digital, per- mitindo uma otimização funcional técnica ou uma atualização de projeto. Existem inúmeras indústrias em que o processo AM pode ser aplicado, por exemplo peças para bicicletas e com- boios, peças decorativas, mobiliário, iluminação, maquetes de arquitetura, joias, etc. É importante referir que através de AM consegue-se fabricar tanto o produto final como o pro- tótipo que servirá para a produção em série. A partir da prototipagem rápida pode-se criar protótipos fun- cionais, que são usados em testes para validar o design, ou protótipos de aspeto, que servem para visuali- zar e validar formas, ergonomia e a aparência da peça. Entende-se que a flexibilidade, veloci- dade, economia de tempo, economia de recursos e materiais são caracte- rísticas fundamentais do processo Additive Manufacturing. Aplicar esta tecnologia no desenvolvimento de soluções, traz uma infinidade de pos- sibilidades de inovação e disrupção na cadeia de fornecimento dos mais variados setores de atividade. Presentemente o processo de Additive Manufacturing cresce a uma taxa de 14,4 %, de USD8.35 bilhões em 2019 a USD 23.75 bilhões em 2027, poten- ciando amelhoria e inovação contínuas na indústria. Empresas como a BMW, Bugatti, Airbus, Nasa, Cartier, entre outras atualmente fabricamgrandepartedos seus produtos por Additive Manufacturing. E você? n O processo de Additive Manufacturing (AM) permite criar produtos personalizados, mais resistentes e commenos volume e peso que os processos tradicionais de ‘subtractive manufacturing’. O método de construção híbrido combina os processos de CNC e AM, ou seja, é possível construir os canais de arrefecimento (parte AM) a partir de uma base feita em CNC. Exemplos de peças fabricadas por AM

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