BM8 - InterMetal

52 FABRICAÇÃO ADITIVA Porsche imprime em 3D um cárter completo para os seus motores elétricos Mais leve, mais rígido, mais compacto. A Porsche produziu o seu primeiro cárter completo para um acionamento elétrico utilizando a impressão em 3D. A unidade motor-caixa de velocidades produzida através do processo aditivo de fusão de laser passou todos os testes de qualidade e esforço sem qualquer problema. “Isto demonstra que o fabrico aditivo, com todas as suas vantagens, também é adequado para componentes maiores e submetidos a grandes esforços nos automóveis desportivos elétricos”, diz Falk Heilfort, gestor de projeto do Departamento de Desenvolvimento Avançado do Grupo Motopropulsor, do Centro de Desenvolvimento da Porsche, em Weissach. A marca conta vir a utilizar esta unidade otimizada num superdesportivo de edição limitada. O cárter produzido através de fabrico aditivo é mais leve do que uma peça de fundição convencional, e reduz o peso total do propulsor em aproxi- madamente dez por cento. Graças às estruturas especiais que apenas foram possíveis devido à impressão em 3D, a rigidez nas zonas de alta ten- são foi duplicada. Outra vantagem do fabrico aditivo é o facto de se pode- rem integrar numerosas funções e peças. Isto reduz consideravelmente o trabalho de montagem e beneficia diretamente a qualidade das peças. A impressão em 3D abre novas opor- tunidades quanto ao desenvolvimento e fabrico de peças de baixo volume. A Porsche está a promover de forma significativa a utilização do fabrico aditivo para a otimização das peças submetidas a grandes esforços. Há uns meses, os novos pistões impres- sos foram testados com sucesso no desportivo de alto desempenho 911 GT2 RS. O cárter agora desenvolvido para um acionamento elétrico com- pleto também cumpre os requisitos de alta qualidade. Na mesma unidade está integrada a caixa de velocidades posterior de duas velocidades. Esta abordagem altamente integrada foi concebida para ser utilizada no eixo dianteiro de um automóvel desportivo. “O nosso objetivo era desenvolver um acionamento elétrico compotencial de fabrico aditivo, integrando ao mesmo tempo omaior número possível de fun- ções e peças no cárter do acionamento, reduzindo o peso e otimizando a estru- tura”, diz Falk Heilfort. Nenhum outro processo de fabrico oferece tantas pos- sibilidades e uma implementação tão rápida como a impressão em 3D. Os dados de conceção podem ser intro- duzidos diretamente na impressora a partir do computador sem passos intermédios, como o fabrico de ferra- mentas. As peças são então criadas, camada a camada, a partir de pó de liga de alumínio. Isto torna possível

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