CONTROLO DE QUALIDADE 98 FERRAMENTAS DA QUALIDADE: UM SUPORTE PARA A MELHORIA CONTÍNUA Marta Mendes e Alexandra Peixoto, Unidade de Qualidade e Inovação do CATIM No contexto económico atual, caracterizado pelo aumento da competição entre as empresas e a globalização, além da exigência cada vez maior dos clientes em relação à qualidade dos produtos e serviços, é crucial que as organizações mantenham os seus processos otimizados ao máximo, assegurando a excelência dos produtos e serviços e diminuindo os gastos operacionais. No entanto, a complexidade crescente das tarefas e processos eleva a dificuldade em resolver problemas, sendo imperativo uma abordagem multidisciplinar para a sua resolução. As ferramentas da qualidade são técnicas e métodos utilizados para detetar possíveis causas, examinar e resolver questões ligadas à qualidade em processos de produção ou administrativos/serviços. As empresas podem aprimorar os seus produtos, serviços e eficácia operacional, melhorar a administração de recursos e os processos de comunicação interna, diminuindo erros, desperdícios e variações indesejadas, o que as torna mais competitivas e resilientes. A utilização destas ferramentas de forma sistematizada, promove a melhoria contínua e a identificação de práticas inovadoras nas organizações, devidamente alinhadas com o ciclo PDCA (Planear - Executar - Controlar - Atuar). Esta implementação, com os consequentes ganhos internos, facilita, nomeadamente, os processos de qualificação por parte de clientes (ex. indústria automóvel) e o acesso a mercados internacionais. (Fig.1)
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