68 ROBÓTICA E AUTOMATIZAÇÃO Robótica, computação na nuvem e IA: como estão os fabricantes a adotar as novas tecnologias? Por que razão os fabricantes investem em tecnologias como a robótica, a computação na nuvem e a inteligência artificial? Quais são as principais barreiras que os impedem de adotar novas tecnologias? Que investimentos pretendem fazer no futuro? Estas são algumas das questões abordadas no inquérito realizado pela Universal Robots em 2024 a 1.200 fabricantes na Europa e na América do Norte para conhecer os seus pontos de vista sobre as novas tecnologias e os seus planos de investimento a curto e longo prazo. Seguem-se os principais resultados. 1. A IA É UMA TECNOLOGIA DO PRESENTE, NÃO APENAS DO FUTURO O entusiasmo pela inteligência artificial tem sido omnipresente desde o lançamento do ChatGPT, e a IA tornou-se tema de conversa em todo o mundo. Mas é muito mais do que uma moda. Uma sondagem da Universal Robots revela que mais de metade dos fabricantes (50,2%) já está a incorporar IA e aprendizagem automática nos seus processos de produção. Assumem-nas, portanto, como tecnologias críticas para as suas operações atuais e investimentos futuros. As soluções robóticas impulsionadas pela IA serão cada vez mais frequentes em todos os setores. A segunda área de investimento priorizada pelos fabricantes é a digitalização, na qual 47,9% dos inquiridos estão a apostar, seguida pela automatização robótica (40,5%). 2. PRODUTIVIDADE E QUALIDADE, PRINCIPAIS IMPULSIONADORES DO INVESTIMENTO EM NOVAS TECNOLOGIAS A melhoria do produto e o aumento da produção são os principais fatores que levam os fabricantes a adotar novas tecnologias. É o que reflete a sondagem da Universal Robots, segundo a qual 53,8% dos fabricantes consideram o aumento da qualidade do produto o principal motivo para adotá-las, pois acreditam que uma maior qualidade pode aumentar a satisfação do cliente e diminuir as devoluções ou defeitos.
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