BM25 - InterMETAL

CONTROLO DE QUALIDADE 100 facilmente compreensível as várias fases de qualquer procedimento, processo de fabrico, processo de funcionamento de sistemas ou de equipamentos, pela sua ordem sequencial, permitindo identificar as atividades que carecem de atenção especial e melhoria; pode mostrar a sequência de ações, entradas e saídas de materiais ou serviços, decisões que devem ser tomadas, e as pessoas e/ou funções envolvidas, podendo ser usado em diversos contextos, como por exemplo, um serviço prestado ao cliente, processos industriais ou administrativos, procedimentos operativos, funcionamento de sistemas, planeamento de um projeto entre outros. 8) Diagrama de dispersão ou de correlação - É utilizado para estudar a relação, cuja medida é dada pelo coeficiente de correlação, existente entre duas ou mais variáveis. Normalmente a relação a estudar é do tipo causa-efeito, não sendo, no entanto, possível, através destes diagramas identificar qual das variáveis é a causa e qual é o efeito. 9) Gráficos de Controlo (ou Cartas de Controlo) – Permitem a monitorização e visualização dos resultados de um processo, de forma a identificar possíveis alterações ao longo do tempo, pretendendo-se essencialmente detetar as variações anormais. Os pontos são desenhados na carta à medida que os resultados são obtidos e são utilizados para verificar se o processo está ou não sob controlo ou conforme com os limites especificados e para controlar o grau de não conformidades ou variabilidade do processo. As cartas de controlo podem ser do tipo variáveis ou por atributos. 10) Planos de controlo - Fornecem uma abordagem estruturada para determinar os controlos a aplicar a um processo. Cada processo é listado por ordem sequencial, normalmente auxiliado pelo uso de um diagrama de fluxo de processo (fluxograma). Os critérios de produto e processo a serem controlados são nomeados em cada etapa. Os controlos são identificados com os métodos de medição, a frequência, o método de registo de resultados e o plano de reação a ser invocado no caso em que os critérios do produto ou processo não estejam em conformidade com os requisitos. O objetivo de um plano de controlo é fornecer informações concisas e utilizáveis aos utilizadores e minimizar a variação do processo e do produto. 11) FMEAS (Failure mode and effects analysis, Análise Modal de Falhas e seus Efeitos) – É uma metodologia para análise do risco de modo a garantir que potenciais problemas sejam identificados, analisados e priorizados durante o desenvolvimento do produto ou do processo, e durante a produção subsequente ou entrega do serviço e ciclo de vida do produto. É um método orientado a equipas multidisciplinares, analítico, qualitativo e sistemático, utilizado para analisar aspetos técnicos da redução de riscos, focando-se em avaliar potenciais riscos técnicos, avaliar as potenciais falhas de um processo ou produto, analisar as causas e efeitos dessas mesmas falhas, documentar ações de deteção e prevenção e recomendar ações para redução do risco, que afeta todo o processo de realização do produto. O método FMEA é parte integrante das atividades de desenvolvimento, quer de produtos, quer de processos, permitindo reduzir o tempo e o custo sempre que existe novo desenvolvimento do produto e dos processos. Sustenta o desenvolvimento de especificações, planos de teste e planos de controlo. Para a implementação eficaz e eficiente das ferramentas/metodologias/ técnicas é imprescindível a oferta de conhecimento e formação na sua utilização. Além disso, o envolvimento e apoio da gestão de topo é outro elemento fundamental, sem esquecer, é claro, que a satisfação do cliente deve ser o foco. Portanto, podemos inferir que as Ferramentas da Qualidade podem ser utilizadas para compilar e tratar dados. Algumas delas são simples maneiras de organizar o bom senso e racionalizar problemas, enquanto outras empregam técnicas estatísticas básicas. São complementares e, quando utilizadas em conjunto, auxiliam na identificação da origem dos problemas, impulsioC M Y CM MY CY CMY K

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