BM22 - InterMETAL

41 CHAPA Mas antes de a sede da Fendt em Asbach-Bäumenheim aceitar a oferta, Florian Hammel sentou-se com a sua equipa e calculou tudo ao pormenor. O primeiro parâmetro: o tempo necessário para a troca de paletes. A chapa metálica processada é retirada da máquina de corte a laser e é inserida uma nova. “É claro que este passo não é necessário se nos limitarmos a desenrolar uma longa bobina”. Quanto tempo é poupado no total? “Cerca de 600 horas de trabalho por ano. Assim, podemos utilizar este tempo de forma mais produtiva”, diz Hammel. Feita as contas, o tempo total de produção do sistema laser aumenta em cerca de 14%. MAIS COMPONENTES POR METRO DE CHAPA METÁLICA GRAÇAS AO CORTE A LASER Este resultado já é impressionante, mas Müllerschön salientou outro aspeto: “uma chapa metálica tem um comprimento máximo de três a quatro metros. Por isso, o espaço para componentes maiores é limitado e as sobras A cabeça do laser desliza sobre a aparentemente interminável tira de chapa metálica e corta os contornos das peças na superfície exterior dos tratores Fendt. Os dois robôs de descarga têm o seu trabalho facilitado: os componentes deixam a câmara de corte a laser a jorros. são deitadas fora”. A situação é diferente quando se corta diretamente da bobina: “a chapa é praticamente infinita. É possível encaixar muito melhor as peças. Por outras palavras, obtém- -se mais componentes por metro de chapa comprada”. Hammel também quis saber exatamente qual era a diferença neste caso e utilizou os seus contornos reais para calcular a diferença entre a produção de chapa e de bobina: “20% menos material para o mesmo resultado! Além disso, o preço de compra das bobinas também é inferior ao dos produtos pré-polidos”, afirma o projetista da Fendt. SUBSTITUIR VIAGENS DE ARMAZÉM POR VIAGENS DE GRUA Mas mesmo a bobina mais longa chega ao fim e tem de ser carregada uma nova. Tal como acontece com as paletes de chapa metálica. Mas nesse caso, são necessários mais ciclos de viagem de armazém por dia. Também neste ponto, Hammel pensou no que a nova TruLaser 8000 Coil Edition significaria para os seus processos de trabalho: “nós movíamos as pilhas de chapas metálicas do camião para o armazém, para a produção quando necessário, para a máquina e assim por diante. Isto representava um total de cinco ciclos de movimentação de armazém por fornecimento”. E com a bobina? “Um ciclo de elevação com uma grua. Assim, trocamos cinco viagens de empilhador por uma viagem de grua do camião para o sistema de corte a laser. Isto elimina cerca de 2.400 viagens de armazém por ano”. Os seus cálculos convenceram-no e a fábrica da Fendt em Asbach-Bäumenheim optou pelo corte a laser. n

RkJQdWJsaXNoZXIy Njg1MjYx