11 ATUALIDADE 2023 foi um bom ano para as exportações alemãs de máquinas-ferramenta No ano passado, as vendas ao exterior de máquinas, peças e acessórios fabricadas na Alemanha atingiram os 9,5 mil milhões de euros, nove por cento mais do que em 2022. Dentro da tríade Europa-América-Ásia, as exportações para as Américas foram as que mais cresceram, 18%, impulsionadas principalmente pelos EUA, o segundo maior mercado de vendas para os alemães, com uma quota de 15%. Os EUA compraram máquinas no valor de 1,4 mil milhões de euros. Já as exportações para o México aumentaram 28%, com um volume de negócios de 326 milhões de euros. As exportações alemãs para a Ásia aumentaram 7% no ano passado. Com uma quota de 17%, a China é o país de destino mais importante de todos. Em comparação com o ano anterior, as exportações cresceram 6% para um volume de 1,6 mil milhões de euros, mas permaneceram muito abaixo do último ano de pico de 2018. A Europa é a maior região de vendas para os fabricantes alemães, com uma quota de mais de 50%. Itália lidera a lista dos clientes europeus, mas regista um abrandamento em relação a 2022. Em contrapartida, a Suíça é considerada um mercado de vendas estável, com um volume de 430 milhões de euros. Destaque para as vendas para a Turquia, que cresceram 39%.
RkJQdWJsaXNoZXIy Njg1MjYx