BM12 - InterMETAL

20 FORMAÇÃO lho de metais e que apresentam as avançadas tecnologias de maquinagem da organização. Nos centros, os clientes podem participar em palestras, apresentações e demonstrações de ambiente de produção que exibem os produtos e as técnicas de maquinagem da Sandvik Coromant. A empresa foi a primeira na indústria das ferramentas de corte a introduzir centros de aplicação e, actualmente, existem Centros Sandvik Coromant em vários locais da Europa, Ásia e Américas. Contudo, durante a pandemia, as restrições devido à Covid-19 forçaram muitas unidades produtivas a fechar as portas ao público em geral e as visitas às instalações cessaram. Como resultado, os engenheiros de toda a indústria perderam mais de 18 meses de formação e educação vitais. Como podemos colmatar esta lacuna? UTILIZAR A INTERNET Há muitos anos que a lacuna de competências gera preocupação, mas para muitas empresas industriais, a pandemia agravou esta situação. Com efeito, 58% dos inquiridos num recente inquérito da McKinsey afirmaram que colmatar a lacuna de competências dos trabalhadores das suas empresas se tornou ainda mais prioritário no pós-pandemia. Instalações como os Centros Sandvik Coromant são cruciais para fornecer engenheiros com formação prática aprofundada, que as empresas podem aplicar nas suas próprias operações. Contudo, enquanto os centros estiveram fechados a visitantes, a Sandvik Coromant assegurou-se de que apoiava os seus clientes tanto quanto possível. A única forma de manter o contacto era via online e a empresa fê-lo através de séries de webinars, sessões de formação específicas de produtos e demonstrações de produtos em direto via conferências de vídeo em streaming. Por exemplo, as sessões virtuais incluíram uma série de sessões de conhecimento mensais sobre ferramentas rotativas sólidas, que teve início em janeiro de 2021. As sessões online abrangem áreas críticas do corte de metais, desde a furação à fresagem e até áreas mais específicas como a maquinagem de alumínio para componentes automóveis e amaquinagem de materiais compósitos, tudo com o objetivo de fornecer conhecimentos de aplicação essenciais a quem não dispõe de capacidades de formação internas. É evidente que as empresas estão a levar a lacuna de competências mais a sério que nunca. Muitos começaram a investir em algum tipo de formação, comgrande destaque para a renovação e o melhoramento de competências. No entanto, só é possível ir até certo ponto no mundo virtual. As empresas, sobretudo na indústria do fabrico, têm de reunir as pessoas para melhorar as competências. E não deviam focalizar-se apenas nos seus trabalhadores atuais. COLMATAR A LACUNA A Sandvik Coromant trabalhou com muitos clientes que explicam que a lacuna de competências é uma das principais razões para o investimento em formação. Outra investigação da Search Consultancy sobre a lacuna de competências concluiu que 40% dos participantes acreditam que a falta de candidatos qualificados é o fator que mais contribui para a escassez de competências. Apesar de investir nas competências dos atuais trabalhadores ser vital, a indústria também temde olhar para a próxima geração de engenheiros. Um relatório de 2020 da EngineeringUK concluiu que quase 50% dos jovens entre os 11 e os 19 anos sabem “pouco“ ou ”quase nada” sobre o que os engenheiros fazem. Alémdisso, a pandemia também teve impacto sobre o momento em que as pessoas iniciam as suas carreiras. Assim, a BAE Systems concluiu que mais de 40% dos jovens entre os 16 e os 24 anos inquiridos no Reino Unido estão a suspender os seus planos de carreira até a pandemia terminar. Para apoiar os futuros engenheiros, a Sandvik Coromant trabalha ativamente com escolas e universidades, para ensinar aos estudantes as principais tecnologias de corte de metal. Por exemplo, a empresa trabalhou com o Instituto Politécnico Rensselaer na produção de peças para carros para uma competição entre estudantes. No âmbito da colaboração, a Sandvik Coromant prestou aconselhamento quanto à escolha das ferramentas apropriadas para os componentes em alumínio de grau aeroespacial do carro de competição, bem como quanto às técnicas de maquinagem adequadas e conselhos gerais sobre a remoção de material. A Sandvik Coromant também disponibiliza vários programas educativos, em que os estudantes podem trabalhar na organização durante duas semanas ou seis meses, depois de acabarem as aulas. Apesar de os recursos online serem suficientes como solução provisória, instalações como os Centros Sandvik Coromant permitem mergulhar os visitantes em ambientes produtivos da vida real, constituindo ummétodo de formação precioso. Considerando a forma como os últimos 18 meses afetaram as competências de engenharia, torna-se óbvio que a lacuna de competências aumentou. Ao olharmos para o futuro, oferecer uma combinação de formação virtual e presencial a todos os engenheiros é fundamental para criar uma força de trabalho competente. Para encontrar o seu Centro Sandvik Coromant mais próximo, visite www.sandvik.coromant.com/sandvik-coromant-center/ n

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