Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Objetivo: apresentar as suas inovações na área da manutenção: soluções de lubrificação, monitorização, montagem e desmontagem

Schaeffler Lifetime Solutions inicia digressão pela Europa

30/11/2022

A Schaeffler embarca em digressão pela Europa na apresentação das suas Lifetime Solutions num camião interativo que a empresa criou especialmente para a ocasião. Através do programa inovador em que o camião Lifetime Solutions nos imerge, o cliente tem a oportunidade de experimentar ao vivo e em direto o dia-a-dia de um responsável de manutenção, os desafios que enfrenta e as soluções que o ajudarão a aumentar a eficiência da sua fábrica através de soluções de lubrificação, monitorização, assim como ferramentas de montagem e de desmontagem, que garantem às instalações de produção um processo de produção sem sobressaltos.

O Schaeffler Lifetime Solutions Roadshow apresenta o seu camião interativo. Foto: Schaeffler
O Schaeffler Lifetime Solutions Roadshow apresenta o seu camião interativo. Foto: Schaeffler.

Depois de ter realizado escalas em alguns países europeus como a Alemanha e a Finlândia, o camião de exposição visitou vários pontos em Espanha e em Portugal, antes de continuar a sua digressão para França e Itália. Na península ibérica o camião esteve cerca de 4 semanas e percorreu 10 cidades diferentes oferecendo múltiplos eventos. Os nossos parceiros, clientes e pessoal de manutenção, entre outros, puderam conhecer quais as soluções que a Schaeffler oferece para cumprir com facilidade e segurança o objetivo de qualquer instalação de produção: funcionar sem problemas, de forma sustentável e eficiente e evitando paragens imprevistas que frequentemente resultam em custos excessivos para a empresa.

O camião tem três estações (lubrificação, monitorização, montagem e desmontagem) através das quais o pessoal especializado da Schaeffler conduz os visitantes num percurso que mostra o que pode ser o dia-a-dia de um qualquer técnico de manutenção numa fábrica. As necessidades que surgem para o bom funcionamento dos processos de produção são cobertas pelo amplo portefólio de produtos e serviços da Schaeffler, que combina produtos inovadores com soluções digitais de alto valor acrescentado relacionadas com a monitorização e a lubrificação de equipamentos.

O camião tem três estações: lubrificação, monitorização, montagem e desmontagem. Foto: Schaeffler
O camião tem três estações: lubrificação, monitorização, montagem e desmontagem. Foto: Schaeffler.

Em primeiro lugar, um dos passos mais importantes em qualquer instalação de produção é a lubrificação de todos os pontos necessários. Saber que tipo de lubrificante usar, qual é a quantidade adequada e a frequência da lubrificação são especificações que muitas vezes não estão disponíveis, mas que são importantes para o bom funcionamento das máquinas. Para satisfazer esta necessidade, a Schaeffler apresenta a Grease App, uma aplicação disponível em todo o mundo, que permite obter informação específica sobre lubrificação, introduzindo alguns dados sobre o rolamento a lubrificar.

Para a correta supervisão dos numerosos pontos de lubrificação existe ainda a Optime C1, a última incorporação à família Optime da Schaeffler; uma solução IoT para a relubrificação de rolamentos usando lubrificadores automáticos inteligentes. O novo sistema de Smart lubrication está integrado na aplicação Optime para evitar de forma fiável a lubrificação incorreta devida ao uso excessivo ou deficiente de lubrificante, à obstrução dos canais de lubrificação do rolamento, ou a lubrificadores vazios. O sistema comunica com o pessoal de manutenção através da aplicação Optime, ou, se necessário, de forma integrada através da própria aplicação do cliente, oferecendo-lhe uma visão geral de todos os lubrificadores que apresentem um nível critico de enchimento ou problemas de fornecimento de lubrificante. Isto permite tomar as medidas necessárias no momento adequado, reduzindo o tempo e os custos da relubrificação manual.

O próximo aspeto importante para garantir uma vida útil longa das máquinas e sem surpresas é a supervisão contínua do estado das mesmas. Além do aspeto da lubrificação, existem outros fatores relevantes como desequilíbrios, alinhamentos incorretos, entre muitos outros, que podem afetar o rendimento das máquinas e provocar danos ou mesmo paragens imprevistas nas instalações de produção e, consequentemente, perdas financeiras significativas para a empresa. Por isso, a Schaeffler desenvolveu uma solução de monitorização económica, fácil de instalar e de usar: o sensor sem fios Optime Condition Monitoring com as suas variantes Optime 3, Optime 5 e Optime 5 Ex. Esta solução mede as vibrações e a temperatura das máquinas, recolhendo os dados mais importantes das mesmas e colocando-os à disposição do utilizador através da aplicação OPTIME, que oferece, de forma totalmente automatizada, informação sobre o estado das máquinas, sendo possível prever e intervir nos danos numa fase precoce e propor uma possível causa raiz que permita saber que tipo de intervenção é necessário realizar.

A exposição apresenta o vasto portefólio de produtos e serviços da Schaeffler...
A exposição apresenta o vasto portefólio de produtos e serviços da Schaeffler, que combina produtos inovadores com soluções digitais de alto valor acrescentado para monitorização de equipamentos e processos. Foto: Schaeffler.

Além do ecossistema Optime, existem também soluções adequadas para garantir uma supervisão fiável das máquinas com condições de carga complexas. O sistema multicanal ProLink CMS, por exemplo, permite supervisionar até 16 pontos de medição. Ou, se existir apenas um ponto de medição na máquina, o SmartCheck é a solução certa.

Por último, mas não menos importante, a montagem e desmontagem, como resultado da correta monitorização das máquinas, que indica quais os rolamentos defeituosos e que devem ser substituídos. Para isso, a Schaeffler apresenta uma série de ferramentas como o dispositivo de aquecimento por indução Heater Smart, que permitem ter um maior controlo sobre o processo de aquecimento e reduzir o consumo de energia, ao mesmo tempo que aumenta a segurança do trabalhador e da peça com que se trabalha. Além das ferramentas térmicas, a Schaeffler também oferece uma ampla gama de ferramentas mecânicas e hidráulicas para ajudar com a montagem e desmontagem de rolamentos, assim como ferramentas de alinhamento que completam a gama e garantem um funcionamento suave e duradouro graças ao alinhamento preciso das suas máquinas.

Todas estas soluções da Schaeffler oferecem às empresas a tranquilidade de saber que podem ter as suas máquinas a funcionar sem problemas, com facilidade e rapidez. Conhecer a massa adequada para uma lubrificação ótima das suas máquinas, supervisionar o estado de todas elas, levando a cabo uma manutenção específica e preditiva, ou montando e desmontando rolamentos facilmente e com segurança. Com a Schaeffler Lifetime Solutions, tudo funciona sem problemas durante toda a vida útil das máquinas e agora, com o Lifetime Solutions Roadshow, tudo isto está mais acessível do que antes.

REVISTAS

Siga-nosnorelemWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial