Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Alutrade recupera 99% de alumínio puro graças à nova e sofisticada unidade X-Tract 2.0 da Tomra

29/11/2022

A Alutrade, a maior empresa independente de reciclagem de alumínio e especialista em extrusão do Reino Unido, é a primeira empresa do mundo a colher os benefícios da nova e sofisticada solução de classificação baseada em sensores. O X-Tract 2.0, a unidade de classificação de metais por raios X mais avançada da Tomra, permitiu que a Alutrade alcançasse 99% de alumínio puro para uso na produção de alumínio secundário.

Imagen

A unidade X-Tract 2.0 foi instalada em março de 2021 na fábrica de reciclagem Oldbury da Alutrade em Birmingham, que processa 42 000 toneladas de resíduos anualmente. O material de alimentação da fábrica compreende extrusões metálicas de diferentes tipos de resíduos de construção pós-consumo, como janelas e portas, além de latas de alumínio.

Uma combinação de classificação mecânica e baseada em sensores

Quando o material de alimentação chega à fábrica da Alutrade em Oldbury, ele é inicialmente pré-triturado em pedaços menores de cerca de um a dois metros de comprimento antes de ser triturado por um moinho de martelos. Ímãs e separadores de correntes são então usados para separar os metais em metais ferrosos e não ferrosos, removendo quaisquer contaminantes em preparação para a próxima etapa de classificação.

Após a separação magnética, uma combinação de unidades de classificação baseadas em sensores da Tomra é usada para processar, classificar e recuperar a fração alvo de alumínio. Duas das unidades Tomra X-TRACT da edição anterior – que foram instaladas em 2017 e 2018, respetivamente – estão programadas para capturar uma fração de alumínio maior de > 30 mm e o novo X-Tract 2.0 visa uma fração de alumínio menor de 10-30 mm, removendo qualquer teor de metal do alumínio. As unidades X-Tract de edição anterior e nova classificam os metais com base na diferença de densidade atómica, separando quaisquer metais pesados.

A unidade X-Tract 2.0 foi instalada em março de 2021 na fábrica de reciclagem da Alutrade, em Birmingham
A unidade X-Tract 2.0 foi instalada em março de 2021 na fábrica de reciclagem da Alutrade, em Birmingham.

Uma resposta ao aumento da procura por alumínio reciclado premium

Os clientes da Alutrade são fundições em todo o mundo e exigem o mais alto grau de pureza do produto de alumínio para seu processo de refundição, pois qualquer conteúdo de metal pesado afeta as especificações do produto final.

Andrew Powell, diretor da Alutrade Ltd, explica: “Nos últimos cinco anos, trabalhamos em estreita colaboração com a Tomra e realizamos muitas pesquisas para alcançar este marco de recuperação de uma fração final de alumínio que responde aos excecionalmente altos níveis de pureza necessários para ir direto para o processo de fundição. O tamanho de grão menor de 10-30 mm capturado pelo novo X-Tract 2.0 é 99% de alumínio puro, o que significa que podemos vendê-lo a um preço muito mais alto para nossos clientes para uso na produção de novos produtos de alumínio. Além disso, o X-Tract 2.0 abriu novas oportunidades de mercado internacional para a Alutrade, dado que agora podemos obter diferentes materiais de alimentação, bem como vender os produtos de metal pesado ejetados.”

Pilha de resíduos de alumínio na fábrica da Alutrade
Pilha de resíduos de alumínio na fábrica da Alutrade.

X-TRACT 2.0 – uma solução superior

Embora as duas unidades Tomra X-Tract da edição anterior na fábrica de Oldbury permitissem à Alutrade capturar a fração de alumínio >30 mm, havia algumas restrições em frações menores. No entanto, graças a um novo design de sensor de raios X, o X-Tract 2.0 pode separar frações de até 5 mm em níveis de pureza ainda mais altos.

O X-TRACT 2.0 da Tomra usa o mesmo processo de separação de metais por densidade atómica da edição anterior, mas oferece recursos de raios X muito superiores. A solução baseada em software pode garantir alumínio reciclado de qualidade 'premium', ejetando os contaminantes de metais pesados.

A unidade X-TRACT 2.0 possui uma série de novos recursos inovadores, incluindo classificação muito mais rápida (até 3,8 metros por segundo) e maior capacidade por metro de largura. Um novo sensor XRT de alta acuidade garante uma deteção mais nítida e tempos de integração mais curtos para maior amplitude, enquanto uma fonte de raios X de alta potência (até 1.000 w) é capaz de processar vários aplicativos e tamanhos de grão. Uma câmara de separação estendida reduz a perda de material melhorando a trajetória de objetos classificados e uma nova cobertura de coleta garante acesso mais seguro e manutenção mais rápida.

A unidade X-Tract 2.0 da Alutrade está conectada ao Tomra Insight, a plataforma de monitorização de dados baseada em nuvem segura, quase em tempo real e sob demanda da Tomra. A plataforma permite que os clientes transformem os seus classificadores em dispositivos conectados e transformem a triagem de um processo operacional numa ferramenta de gestão estratégica. Gerando dados de alto valor, o Tomra Insight ajuda a maximizar o rendimento da fábrica, aumentar o desempenho da classificação e otimizar a qualidade da saída.

Refletindo sobre a parceria de longa data entre a Alutrade e a Tomra, Andrew Powell da Alutrade acrescenta: “A Alutrade tem vindo a usar as unidades Tomra X-Tract nos últimos quatro anos para garantir a qualidade dos produtos que fornecemos aos nossos clientes. Isso permitiu-nos reforçar a confiança entre ambos. Desde o primeiro dia de operação, a Tomra ajudou-nos a melhorar as taxas de recuperação de alumínio de maneira confiável. Ao usar as unidades Tomra X-Tract, conseguimos atualizar o nosso material para que ele possa permanecer no Reino Unido em vez de ser exportado.

Alumínio 'limpo', pronto para a reciclagem

Alumínio 'limpo', pronto para a reciclagem.

“Investir no novo X-Tract 2.0 permitiu-nos fechar o ciclo do processo de reciclagem tanto quanto possível, convertendo o alumínio novamente em alumínio para uso em produtos de alumínio de alta qualidade para que, na verdade, uma moldura de janela possa ser reciclada numa nova moldura da janela. Com baixos custos operacionais, segurança aprimorada e recursos de classificação superiores, o novo X-Tract 2.0 definitivamente se destaca em termos de soluções de reciclagem de alumínio disponíveis no mercado global de reciclagem de metais.”

Terence Keyworth, diretor do segmento de Reciclagem de Metais do Norte/Leste da Europa, acrescenta: “A Tomra e a Alutrade trabalham juntas há mais de dez anos, então a fábrica de Oldbury da Alutrade foi a instalação ideal para testarmos e provarmos as capacidades do nosso novo X-Tract 2.0. Como o primeiro protótipo desta unidade em um ambiente industrializado, tem sido um projeto muito empolgante. Estamos muito satisfeitos que a Alutrade tenha ficado tão impressionada com as capacidades de classificação desta nova tecnologia e esperamos lançar mais instalações nos próximos meses.”

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.norelemSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial