Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Sistemas de canais quentes otimizados para compostos de PCR

29/11/2022

A Oerlikon HRSflow desenvolveu uma solução especial de canais quentes para compostos de reciclado pós-consumo (PCR, na sigla em inglês), cujas possibilidades de aplicação foram demonstradas na produção de dois produtos: uma caixa para fruta e um balde de lixo para compostagem doméstica de resíduos orgânicos. Com estes dois projetos, implementados em conjunto com vários parceiros, a empresa sublinha o seu compromisso com a economia circular.

Imagen

Para a produção das caixas de fruta, a Mundimold utilizou um composto de PE otimizado fornecido pela APS (Valência, Espanha), obtido a partir da reciclagem de embalagens Tetra Pak. A demonstração decorreu durante a K 2022, numa máquina servo-hidráulica, de dois pratos, Haitian Jupiter, com força de fecho de 4500 kN.

A repetibilidade do processo de injeção foi assegurada pelo sistema de canais quentes com obturador de válvula FLEXflow, controlado por servo, com quatro bicos. A qualidade de obturação é garantida pela nova ponteira de arrefecimento TTC, com patente pendente, da Oerlikon HRSflow, que evita que a agulha cole mesmo com tempos de ciclo curtos. O baixo consumo de energia do sistema FLEXflow permite uma produção energeticamente eficiente. Participaram neste projeto as empresas Haitian, Mundimold, Tetra Pak, APS e Oerlikon HRSflow.

O processo de produção pode ser visualizado neste vídeo:

O novo sistema de canais quentes foi também utilizado para a produção do Bokashi Organko Essential, um balde de selagem hermética para compostagem doméstica. A peça de 775 g com espessura de parede de 2,5 mm foi produzida a partir de PCR utilizando um sistema de canal quente com dois bicos Oerlikon HRSflow, otimizado para mudanças frequentes de cor e concebido para que as contaminações remanescentes no reciclado não causem danos, estrias ou marcas de fluxo que possam afetar o resultado estético e funcional (cortesia da Plastika Skaza).

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/03/2024

  • Newsletter InterMetal

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial