Os engenheiros da Bosch basearam o design do motor elétrico e do inversor na tecnologia utilizada no segmento de automóveis de passageiros. Algo que além de acelerar consideravelmente a fase de desenvolvimento, também ajudou a reduzir custos. Ao incorporar o módulo de acionamento elétrico no circuito de refrigeração a água existente nos veículos, um circuito de refrigeração à base de óleo deixa de ser necessário.
Além disso, a alta velocidade de rotação do motor elétrico garante uma transmissão de velocidade única suficiente para responder a todos os requisitos. As dimensões menores do novo acionamento elétrico significam que pode agora ser usada uma bateria composta por uma única peça. Novos microcontroladores oferecem consideravelmente mais poder de computação para processar os complexos algoritmos de controlo do acionamento elétrico em milissegundos.
Nesse contexto, o software é o grande responsável pelo comportamento do acionamento elétrico e pode ser adaptado às necessidades específicas dos clientes. O módulo de acionamento sairá da linha de produção em Hildesheim, na Alemanha, a principal fábrica da Bosch para acionamentos elétricos.
Ampla gama de produtos e elevado nível de investimento
“A Bosch já investiu mais de cinco mil milhões de euros em mobilidade elétrica”, afirma Heyn. Desde 2018, a empresa adquiriu 170 projetos de produção.
Espera-se que a receita de vendas ultrapasse a marca doa cinco mil milhões de euros em 2025. A Bosch tem um amplo portfólio de produtos disponíveis para os clientes, desde sensores individuais, motores elétricos, eletrónica de potência e unidades de controlo eletrónico até soluções integradas, como o eAxle, até para módulos pré-integrados.
O módulo de acionamento avançado, por exemplo, que integra acionamento, direção e travões, oferece interfaces simplificadas e, melhora assim a comunicação entre os componentes. Isto garante uma interação ideal entre os sistemas e subconjuntos do veículo elétrico – por exemplo, em termos de estabilização do veículo ou recuperação de energia, bem como um tempo de comercialização significativamente menor. Como resultado, tanto os fabricantes estabelecidos como os novos fornecedores podem colocar os seus veículos elétricos nas estradas mais rápido do que nunca.
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