Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Produção de hidrogénio e amónia verdes em Sines avança com contratação da NextChem para a fase de engenharia do projeto

06/09/2022
Acordo foi assinado, em Milão na presença do secretário de Estado da Energia, João Galamba.
Imagen

O MadoquaPower2X, consórcio liderado pela empresa portuguesa Madoqua Renewables para desenvolver e operar uma unidade de produção integrada de hidrogénio renovável e amónia verde em Sines, assinou esta terça-feira, em Milão, um contrato de serviços de engenharia com a empresa NextChem que faz parte do grupo italiano Maire Tecnimont S.p.A.

O objetivo dos serviços de engenharia inclui estudos iniciais, revisão tecnológica e de processos, análise de modularidade e logística, bem como 'front end loading' da engenharia necessária para as autorizações e licenciamento do projeto. O acordo foi assinado durante a feira GasTech, a decorrer até ao dia 8 em Milão, na presença do Secretário de Estado do Ambiente e Energia, João Galamba.

O MadoquaPower2X irá utilizar energia renovável e 500 MW de capacidade de eletrólise para produzir anualmente 50.000 toneladas de hidrogénio verde juntamente com uma capacidade de produção de amónia verde de até 500.000 toneladas por ano. Este é o primeiro projeto a ser instalado no futuro polo energético e tecnológico de Sines com uma escala industrial. O consórcio está empenhado em desenvolver, instalar e operar o projeto de acordo com os mais elevados padrões ambientais e de segurança.

O projeto, vocacionado para a criação de uma cadeia de valor de transporte de energia capaz de ser exportada, a partir do Porto de Sines, para destinos do Noroeste Europeu, irá gerar crescimento com uma atividade económica classificada como “sustentável” de acordo com a mais recente taxonomia da União Europeia.

O Secretário de Estado, João Galamba, disse a propósito, no momento da assinatura do acordo: “a neutralidade climática até 2050 exige decisões ousadas sobre investimentos sustentáveis com foco nos objetivos energéticos e climáticos, permitindo ao mesmo tempo a recuperação económica – e o projeto MadoquaPower2X em Sines é um bom exemplo disso. Da ambição passamos à ação e temos o prazer de testemunhar este importante marco para o MadoquaPower2X e a Maire Tecnimont, confirmando o caminho certo para cumprir os objetivos que estabelecemos para a transição energética. Felicito os parceiros deste projeto pelo seu empenho e dedicação”.

Já Rogaciano Rebelo, Chief Executive Officer da Madoqua Renewables, salientou: “estamos entusiasmados por trazer a Maire Tecnimont S.p.A e a NextChem para acelerar as fases de licenciamento e engenharia do nosso projeto. Eles têm 70 anos de excelência em engenharia e já entregaram mais de 1500 fábricas químicas a nível mundial, demonstrando assim a sua capacidade de conceber um primeiro projeto complexo de grande escala de hidrogénio e amónia baseado na eletrólise".

Finalmente, Alessandro Bernini, Diretor Geral do Maire Tecnimont Group e da NextChem, disse: “estamos orgulhosos por este acordo com a MadoquaPower2X e a CIP [Copenhagen Infrastructure Partners], uma vez que se trata de um projeto com um impacto significativo na economia baseada em hidrogénio renovável na Europa. O panorama energético global está a mudar rapidamente e um projeto desta natureza, ligando o potencial renovável de Portugal, através do hidrogénio verde, com as infraestruturas energéticas do norte da Europa, é um grande exemplo de segurança energética europeia sustentável”.

Sobre os membros do consórcio

A Madoqua Renewables é uma empresa portuguesa de transformação e desenvolvimento industrial focada na transição energética e criação de ativos de processos industriais de nova geração com um foco específico em projetos de carbono zero. A Madoqua Renewables está a desenvolver projetos avaliados em 2 mil milhões de euros ao longo da cadeia de valor do hidrogénio.

A Power2X é uma empresa de desenvolvimento de projetos e consultoria de gestão para transição energética na Europa, África e Médio Oriente. A empresa tem sede em Amesterdão e trabalha com vários parceiros comerciais em novos projetos de transição energética. O foco está em projetos de grande dimensão em hidrogénio verde e azul, bem como em ativos de conversão, armazenamento e utilização final relacionados, todos com foco na descarbonização da indústria.

A Copenhagen Infrastructure Partners é o maior gestor de fundos do mundo no contexto dos investimentos em infraestruturas de energias renováveis. A CIP gere oito fundos, com 16 mil milhões de euros sob gestão de 100 investidores institucionais da Europa, Ásia, Austrália e América do Norte e organizações multilaterais. O MadoquaPower2X fará parte do Fundo de Transição de Energia da CIP, que se concentra em “power-to-x” e outras tecnologias renováveis de próxima geração, a fim de facilitar a descarbonização de setores difíceis de abandonar, tais como a agricultura e os transportes.

A Maire Tecnimont S.p.A, uma empresa cotada na Bolsa de Milão que lidera um grupo industrial internacional líder na transformação dos recursos naturais (engenharia de instalações no downstream de petróleo e gás, com competências tecnológicas e de execução). Através da sua filial NextChem, opera no campo da química verde e das tecnologias de apoio à transição energética. O Grupo Maire Tecnimont opera em cerca de 45 países, através de cerca de 50 empresas e cerca de 9.300 pessoas.

foto

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.Exponor - Feira Internacional do PortoSiga-nosnorelem

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    24/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial